Araguanã já forneceu minerais durante a 2ª Guerra Mundial

O garimpeiro João Pereira da Silva, 62 anos, chegou em Araguanã quando tinha 19 anos, época do início da formação da cidade (Foto: Ademir dos Anjos/Casa Militar)

O garimpeiro João Pereira da Silva, 62 anos, chegou em Araguanã quando tinha 19 anos, época do início
da formação da cidade (Foto: Ademir dos Anjos/Casa Militar)

Araguanã é conhecida hoje pelas belas praias e está entre os 34 municípios do Tocantins, que são destino certo dos turistas que querem aproveitar a natureza. Mas a história da cidade ainda é pouco conhecida no estado. De acordo com o governo estadual, Araguanã nasceu dos garimpos que exploravam o quartzo (cristal de rocha), mineral que foi muito utilizado durante a 2ª Guerra Mundial.

As belezas da praia Ilha Grande, em Araguanã, atrai vários turistas nos finais de semana (Foto: Ademir dos Anjos/Casa Militar)

As belezas da praia Ilha Grande, em Araguanã, atrai
vários turistas nos finais de semana
(Foto: Ademir dos Anjos/Casa Militar)

O quartzo serviu como matéria-prima nos sonares dos submarinos, segundo uma pesquisa divulgada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Os cristais eram transportados para o Rio de Janeiro e para Minas Gerais, que eram as principais capitais do país na época (1940-1950).

Para o garimpeiro João Pereira da Silva, 62 anos, também conhecido como ‘João Moreno’, trabalhar no garimpo não era fácil. “A gente acampava próximo ao local de extração [dos minerais] porque naquele tempo não tinha muita escolha. Não tinha médico, remédio era tudo de erva que a gente achava no mato. Eu vi os filhos dos meus conhecidos morrerem, era um tempo muito difícil”, conta ele.

Turismo
No último fim de semana (20 e 21 de julho), a praia da Ilha Grande recebeu cerca de 20 mil pessoas, segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo. No local, os banhistas recebem orientações e têm o apoio da atenção básica em saúde da área estadual e municipal. Os agentes também distribuem kits contendo preservativos masculino e feminino.

Praia Ilha Grande já é destino certo dos turistas (Foto: Ademir dos Anjos/Casa Militar)

Praia Ilha Grande já é destino certo dos turistas (Foto: Ademir dos Anjos/Casa Militar)

Programação
Praia Ilha Grande
Sábado (27) – Show com Forró Boys e DJs
Domingo (28) – DJs

Localização
O acesso à cidade é pela TO-164. Araguanã fica na região norte do Tocantins, a 500km dePalmas e a 100 Km de Araguaína.

Fonte:Do G1 TO

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog