510 anos do rio São Francisco é comemorado com ato simbólico em Petrolina

Na terça-feira (04), a Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina – AMMA reuniu estudantes de escolas municipais, representantes da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Petrolina – PREVFOGO/IBAMA e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, em um ato simbólico alusivo aos 510 anos de descobrimento do rio São Francisco, no Clube de Campo do Sindicato dos Servidores Municipais.

Segundo a diretora de monitoramento e educação ambiental da AMMA, Minéia Góes, o evento intitulado ‘Viva o Velho Chico’ teve como objetivo chamar a atenção da população para o cuidado que todos devem ter com a preservação das águas fluviais. “Queremos alertar as pessoas que o Rio precisa ser cuidado todos os dias, e não só no seu aniversário”, declarou. A programação do evento incluiu a benção das águas do Velho Chico, concedida pelo Frei José Erivan Nuto, da Paróquia São Francisco de Assis, e o plantio de mudas nativas da mata ciliar, doadas pelo Centro de Referência de Áreas Degradadas – CRAD, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

“Tudo o que se faz em termos de ações que busquem a efetiva preservação do rio são de extrema importância e hoje, neste ato, tivemos dois pontos positivos: a participação dos estudantes das Escolas Municipais C19 do Projeto Maria Tereza e Centro de Educação Infantil Dr. Cícero Luz, que estão iniciando a formação da personalidade e a participação nesta atividade ajudam no sentido de sensibilizá-las para o cultivo de uma consciência ambiental, e o outro é a certeza que as mudas plantadas irão prosperar”, enfatizou o diretor de sustentabilidade ambiental da AMMA, Vitório Rodrigues, salientando que o monitoramento das árvores será feito por funcionários do Clube de Campo, graças a uma parceria firmada entre a Agência e o Sindicado.

Texto e Foto: Eneida Trindade/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog