Abbas confirma eleições palestinas para o dia 4 de maio

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, confirmou nesta segunda-feira em Viena que as eleições gerais nos territótios palestinos serão realizadas em 4 de maio de 2012, e defendeu que até lá seja criado um governo de coalizão entre as facções Fatah e Hamas, apesar deste último não reconhecer Israel.

Abbas oficializou a data do pleito, que já tinha sido marcado para maio, após um encontro na semana passada entre o partido nacionalista Fatah, dirigido por ele, e os islamitas do Hamas.

O presidente da ANP reconheceu que não pediu nem obteve esse reconhecimento por parte do Hamas dentro de seus contatos para tentar formar um governo de união nacional até as eleições.

“Não há nenhuma garantia de que Israel seja reconhecido”, afirmou Abbas à Efe.

No entanto, o presidente da ANP disse desejar esse reconhecimento, e esperar que o tema seja discutido nas próximas reuniões entre as duas facções, a primeira delas em 20 de dezembro. O dirigente palestino também se referiu à disposição do Hamas em aceitar uma Palestina com as fronteiras de 1967.

Abbas declarou que as negociações com o Hamas e o esforço de reconciliação entre as facções palestinas são um “passo importante”, e disse ainda confiar na formação de um governo de união nacional com o Hamas, grupo considerado terrorista pela UE (União Europeia) e os Estados Unidos.

O líder palestino explicou que almeja um governo de transição composto por tecnocratas e membros independentes que representem a legitimidade palestina, e que não esteja dominado por nenhum dos grupos.

Abbas insistiu que a “negociação é a prioridade absoluta”, e que não há outra opção para solucionar o conflito com Israel.

Apesar disso, insistiu em condenar os novos assentamentos israelenses em território palestino, e lembrou que essa política foi reprovada em várias ocasiões pelas Nações Unidas.

“Vai chegar o dia em que Israel será condenado por isso”, disse Abbas.

DA EFE, EM VIENA

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog