Ação de promoção a saúde do homem acontece neste sábado no bairro João de Deus

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará neste sábado (1), mais um evento voltado para o cuidado com a saúde dos homens. A iniciativa, intitulada “Promovendo a Saúde do Homem”, contemplará a comunidade do bairro João de Deus, com o objetivo de desenvolver junto às Equipes de Saúde da Família (ESF) e comunidade, atividades que ampliem o acesso da população masculina aos serviços públicos de saúde do município. A mobilização acontece a partir das 7h, na Escola Neide Coelho.

A atividade que integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2010, foi desenvolvida devido aos altos números de mortalidade envolvendo homens e tem como intuito sensibilizar a população masculina para que participem das atividades em saúde e iniciem um processo de transformação. “Precisamos chamar a atenção do público masculino, em especial dos pais, sobre a importância de cuidar do bem estar, como uma forma de prevenção. Por isso, abordar os homens em um evento inovador e pioneiro sobre a saúde masculina no nosso município”, explica o coordenador de promoção a saúde, Silvoney Júnior.

Ainda de acordo com Silvoney Júnior, a proposta do encontro é a prevenção de doenças e promoção a saúde. Para tanto, serão formados grupos, compostos por diversos profissionais, para que seja possível compartilhar informações e promover reflexões, todas relacionadas a saúde do homem em seus variados contexto. A principal ferramenta utilizada será o diálogo e o compartilhamento de informações, trabalhando no sentido da educação em saúde.Dentro da programação estão previstas rodas de conversas envolvendo assuntos como paternidade responsável, hábitos saudáveis, uso de álcool e tabagismo, violência no trânsito e outras causas externas de mortes, violência contra a mulher, câncer de próstata, diabetes e hipertensão, saúde bucal, doenças de pele, saúde mental, perigo do uso dos anabolizantes, saúde sexual, direitos da pessoa idosa e saúde do trabalhador.

A secretária de saúde, Lúcia Giesta, lembra que a promoção a saúde e o cuidado as pessoas estão sendo colocadas como prioridades. “Essa é uma gestão que vem se preocupando em cuidar bem das pessoas e ações como estas serão sempre incentivadas. Estamos mobilizando nossos profissionais para fazer essa sensibilização com o público masculino, pois sabemos da importância de trazer essa parcela da população para cuidar da saúde também. Há alguns meses realizamos uma ação semelhante no bairro José e Maria e agora estamos contemplando o João de Deus e sem dúvida, outras iniciativas como estas serão promovidas”, conclui.

Texto: Taisa Alencar /Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog