Acontece hoje a 3ª Conferência Municipal de Cultura

Com o tema “Planos de Cultura, Conselhos e Fundo de Cultura – Sua importância na formação de políticas públicas para a cultura”, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), realiza hoje (30) e amanhã, 01 de outubro, a 3ª Conferência Municipal de Cultura.

A solenidade de abertura será às 19 horas, no Auditório da Uneb. Na oportunidade será apresentado um vídeo sobre as propostas da última conferência, realizada em 2009, além de palestras e apresentações artísticas.

No sábado (01/10), acontecerá a leitura e aprovação do Regimento, além das discussões e debates dos eixos temáticos onde cada grupo apresentará três propostas para cada eixo. O gerente de cultura da Seiasc, Beto Borges, fala sobre a importância da participação dos artistas.

“A Conferência é o fórum adequado para se discutir as condições atuais e quais os rumos a tomar na produção cultural do município. Por isso acreditamos na efetiva participação de artistas, grupos e produtores de todos os segmentos”, avaliou Beto Borges.

O secretário Crisóstomo Lima (Zó), lembrou que Juazeiro conseguiu avançar significativamente nessa área que passou muito tempo abandonada por gestões anteriores. “Sabemos que ainda não conseguimos atingir 100% da demanda dos nossos artistas, mas somente neste ano realizamos inúmeros eventos e projetos que beneficiaram artistas de todos os setores culturais. E ainda temos muito mais a realizar”.

Salve, salve o Nordeste!

O encerramento da 3ª Conferência Municipal de Cultura acontecerá com o show da Banda “Neto Lobo e a Cacimba”, na orla (antiga área do Vaporzinho), a partir das 20 horas, uma homenagem ao poetas, cantadores, tocadores, compositores e contadores de “causos”. Todos esses ícones nordestinos e suas expressões artísticas compõem o projeto do grupo surgido em Ribeira do Pombal, aprovado no Edital de Circulação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

“O Projeto Salve, Salve o Nordeste é uma singela e sincera homenagem aos grandes mestres nordestinos. Eles enriquecem, perpetuam e divulgam a nossa cultura interiorana”, resume Neto Lobo. No show, o vocalista vem acompanhado por Duda Brandão (guitarra e disco voador), Sidnei Rasta (bateria), Jonatas Fernandes (contrabaixo e vocal) e Tiago Coelho (percussão).

Com Ascom/Seiasc /PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog