Apenas 2 escolas de SP são top em todas as áreas do Enem

Os colégios particulares Vértice e Santa Cruz são os únicos que conseguiram ficar entre os dez melhores da capital paulista nas cinco áreas avaliadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado.

Veja o ranking de SP em ciências da natureza
Veja o ranking de SP em ciências humanas
Veja o ranking de SP em matemática
Veja o ranking de SP em linguagens
Veja o ranking de SP na redação

Terceiro melhor do país, o Vértice lidera em todas as provas, considerando os quase 900 colégios da cidade com notas divulgadas.

A análise pode ser feita porque o MEC informa as médias das escolas em linguagem (português e interpretação de texto), matemática, ciências da natureza (biologia e outros), ciências humanas (história e outros) e redação.

As famílias podem conferir, por exemplo, se um colégio tem boa nota em matemática. Nessa disciplina, o Palmares, 13o no ranking paulistano, sobe para 8o.

Em linguagem, Poliedro, Palmares e Pentágono (Caiubí) ganham posições e entram na lista das dez melhores.

Na opinião do pesquisador da USP José Augusto Dias, membro do Conselho Municipal de Educação, as famílias devem analisar todos os dados, da média geral aos desempenhos em cada área.

“Precisa ver se a escola tem desempenho satisfatório de um modo geral. Em segundo lugar, se ela está dando atenção àquele conteúdo que o aluno vai precisar no futuro.”

Já para Clarilza Prado de Sousa, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, o que vale é a média geral. “Não adianta ter boa nota numa disciplina específica. Isso não lhe permite passar no vestibular”, afirma.

Editoria de arte/Folhapress

Colaborou PATRÍCIA GOMES, de São Paulo

Editoria de Arte/Folhapress
Alunos da Escola Técnica Estadual de São Paulo no Bom Retiro (centro de SP); escola teve a melhor nota das públicas no Enem

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog