Após 30 anos, João Paulo II recebe 1ª quadra poliesportiva coberta

O bairro João Paulo II recebeu, na manhã desta terça-feira (06), sua primeira quadra poliesportiva coberta após uma espera de mais de 30 anos da comunidade. A solenidade festiva de inauguração – que contou com a presença dos alunos, professores, lideranças da região, vereadores, do prefeito Isaac Carvalho e sua comitiva de governo – foi marcada pela mostra de talentos dos alunos do programa “Mais Educação” da Escola Municipal Maria José Lima da Rocha e pela alegria das crianças. A primeira quadra do bairro é também a 5ª entregue pela Prefeitura de Juazeiro e faz parte de um pacote de 15 que estão sendo construídas na sede e interior do município.

De acordo com o chefe do Executivo, Juazeiro que passou mais de 20 anos sem construir um equipamento esportivo e só tinha duas quadras cobertas à serviço da população, contará em breve com mais de 20, se somadas ao ginásio do Paulo VI e a outras quadras fruto de convênios com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia. “São 15 da parceria com o programa PróInfância, que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e contrapartida do município, e o restante em parceria com a SUDESB”, explicou Isaac Carvalho. Segundo ele, os equipamentos públicos que o município tanto esperou estão chegando. “Em pouco mais de 4 anos nós já superamos a estagnação do desenvolvimento, e vamos continuar trabalhando porque Juazeiro precisa de muito mais”, avaliou.

Para a gestora da escola Maria José Lima da Rocha, Maria de Fátima Miranda, a construção da quadra anexa à unidade de ensino representa a realização de um sonho e uma grande oportunidade para as crianças do bairro. “O esporte, aliado à educação, afasta das drogas, da criminalidade, dos vícios e das grandes mazelas sociais. Oferece mais saúde, o despertar detalentos, a disciplina, a socialização e muitos outros pontos positivos que favorecem o desenvolvimento integral e cidadão do indivíduo. Então, sem dúvida, essa conquista veio somar e fazer a diferença nessa comunidade”, destacou.

Representando os edis presentes, o vereador Caffé, ressaltou a ansiedade da comunidade: “a população do João Paulo II esperou mais de 30 anos por essa obra e agora chegou a hora de comemorar, até porque essa é a primeira de três aqui do bairro”. O ex-membro da casa Aprígio Duarte Filho, Mozaniel Porfírio, ratificou dizendo que “alguns não acreditavam que a obra iria acontecer, mas o tempo da colheita começou”. Neste novo cenário, a professora de Karatê do “Mais Educação”, que também é atleta de nível internacional, a faixa preta Thaiane Souza, disse que será mais fácil formar novos campeões. “A gente dava aula em um espaço pequeno e nada confortável. A partir de hoje teremos um local adequado para os treinos e a certeza que os resultados serão ainda melhores. Se não saírem novos atletas, sairão, pelo menos, cidadãos melhores”, ponderou.

O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, mais uma vez fez referência ao ‘casamento’ acertado das duas áreas, reconheceu a força transformadora do esporte através de uma homenagem à karateca Thaiane Souza e lembrou que o bairro João Paulo II ainda receberá mais duas quadras poliesportivas cobertas, sendo que a entrega da próxima já acontecerá na semana que vem. “Na quinta-feira, dia 15, voltaremos para inaugurar a quadra anexa à escola Haydée Fonseca Falcão e depois de amanhã, 08, o prefeito Isaac Carvalho entregará a 6ª quadra poliesportiva coberta dessa gestão no Antônio Guilhermino, bairro aqui vizinho. Obras como essas, demonstram o compromisso de Isaac com as crianças e adolescentes do município, e isso precisa ser reconhecido”, frisou.

Por Anna Monteiro / SEDUC

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog