Após tiroteio, Bope faz patrulha no Morro do Fallet no Rio

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do BpChoque (Batalhão de Choque) patrulham neste domingo o Morro do Fallet, no Centro do Rio, onde um policial lotado na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) ficou ferido durante um tiroteio na noite de sábado.

PMs do Rio são alvejados por traficantes em Manguinhos
Quatro são detidos após tiroteio no morro da Providência, no Rio

Além de PMs de unidades especiais, o efetivo da unidade foi reforçado no patrulhamento em busca de traficantes locais.

A PM informou que o confronto aconteceu no início da noite de sábado, por volta das 18h, quando os policiais da UPP suspeitaram de cerca de 10 pessoas reunidas em um ponto do morro. A troca de tiros na localidade de Cajueiro aconteceu por cerca de 1 hora.

Baleado no pescoço, o policial –que não teve o seu nome divulgado–, foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar, no bairro do Estácio, região central do Rio. A PM informou que o policial não corre risco de morrer.

Desde o início do ano, policiais lotados em UPPs têm sido vítimas de ataques em comunidades pacificadas.

Na tarde de ontem, houve uma troca de tiros entre policiais e traficantes do Morro da Providência, no Centro do Rio.

Na semana passada, um grupo de pessoas cercou em torno de um dos postos policiais da Cidade de Deus e arremeçou várias pedras. Um policial se feriu.

Nos últimos meses ainda houve um capitão que se feriu em troca de tiros na Providência e dois PMs que se feriram na UPP do Borel, na Tijuca.

O policial Alexander de Oliveira Silva, de 26 anos, foi atingido por uma granada em junho em um ataque de traficantes do Morro da Coroa. O PM teve a perna amputada após cirurgia no hospital da PM.

De acordo com um policial lotado em uma dessas unidades que sofreu ataque e pediu para não se identicar, o problema acontece por falta de efetivo para as rondas. Segundo o policial há períodos em que ficam até seis policiais no posto da UPP.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog