Assembleia alemã elege amanhã novo presidente

A eleição do pastor luterano e antigo dissidente da Alemanha Oriental Joachim Gauck como novo presidente da Alemanha neste domingo será uma mera formalidade, diante do amplo respaldo do governo e da maioria da oposição.

Será a primeira vez na história da Alemanha que um candidato à presidência do país é apoiado por mais de mil dos 1.240 membros da Assembleia Federal, órgão integrado pelos 620 deputados do Bundestag (Câmara Baixa), mais o mesmo número de designados dos estados.

Os partidos cristãos de Merkel (CDU/CSU) e seu aliado liberal (FDP), o Partido Social Democrata (SPD) e os Verdes contaram com uma cômoda maioria para que Gauck, de 72 anos, fosse eleito.

Gauck foi o candidato do SPD e dos Verdes em junho de 2010 contra Christian Wulff, a quem Merkel acabou escolhendo. Wulff, que renunciou em fevereiro em meio a suspeitas de corrupção, deixou o cargo no dia 8 de março.

O futuro presidente alemão, a quem Merkel chamou de “professor da democracia” durante sua coletiva de imprensa, goza de uma grande popularidade em seu país.

Thomas Peter/Reuters
Chanceler alemã Angela Merkel ao lado de Joachim Gauck,nomeado o próximo presidente da Alemanha
Chanceler alemã Angela Merkel ao lado de Joachim Gauck,nomeado o próximo presidente da Alemanha

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog