Bento 16 planeja viagem para México e Cuba em 2012

AP

Papa Bento 16 beija bebê ao terminar audiência; ele deve ir a Cuba e ao México

O papa Bento 16 está estudando um plano para visitar México e Cuba no ano que vem, anunciou nesta quinta-feira o secretário de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Segundo ele, nos últimos dias, “os núncios [representantes diplomáticos do Vaticano] de México e Cuba foram encarregados de informar aos mais altos religiosos e civis dos dois países que o Papa está estudando um projeto concreto para visitar ambos os países” na “próxima primavera”.

Lombardi explicou que “o projeto [da viagem] será aprofundado nas próximas semanas e, à luz de que o Papa tome a decisão final, a comunicará no modo e no tempo que considerar oportuno”.

“A época prevista para a viagem é a próxima primavera, por isso os prazos para a decisão definitiva sobre o programa e a preparação estão mais próximos”, detalhou o porta-voz da Santa Sé.

Ele informou ainda que estão sendo estudadas as etapas da viagem, mas que, por causa “da altitude, é desaconselhável que o papa viaje para a Cidade do México”. “A espera do povo mexicano é bem conhecida, o papa a tinha presente e está feliz de poder finalmente responder” a essa vontade, acrescentou Lombardi.

Sobre Cuba, o padre afirmou que “é um país que o papa desejava muito ver” e “que jamais esqueceu a histórica viagem de João Paulo 2º” em janeiro de 1998.

Em declarações recentes sobre uma eventual viagem de Bento 16, o arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, não descartou uma visita, embora não tenha anunciado datas.

A Igreja Católica cubana tem iniciado um processo de diálogo com o presidente Raúl Castro que, no ano passado, resultou na libertação de mais de cem presos políticos.

DA ANSA, EM CIDADE DO VATICANO

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog