Bolsas dos EUA fecham em alta com otimismo sobre Europa

Os principais índices do mercado acionário norte-americano exibiram alta nesta quarta-feira, após o presidente da Comissão Europeia dizer que apresentará opções para bônus conjuntos da zona do euro, ferramenta que investidores veem como um passo à frente para lidar com a crise da dívida da região.

O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, avançou 1,27%, para 11.246 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve valorização de 1,35%, para 1.188 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,60%, para 2.572 pontos.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que a entidade apresentará em breve propostas para bônus comuns na zona do euro. A Alemanha têm se colocado contra à emissão conjunta de dívida por todos os 17 membros do bloco monetário.

A notícia de que o primeiro-ministro grego, George Papandreou, faria uma teleconferência nesta quarta-feira com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, também melhorou o humor do mercado.

“O otimismo cauteloso que levou o mercado acionário a fechar em alta ontem se estendeu até esta sessão, com esperanças de uma solução para o drama da dívida europeia levantando mais uma vez o humor do mercado”, disse a estrategista da Schaeffer’s Investment Research Andrea Kramer, em Cincinnati, Ohio.

Mas os futuros do índice S&P 500 zeraram os ganhos por um breve momento, após dados mostrarem que o crescimento das vendas do varejo nos Estados Unidos ficou estável em agosto após uma batalha sobre gastos no Congresso fazer com que a confiança de consumidores desmoronasse.

DA REUTERS

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog