Bolsas europeias abrem o pregão em baixa

As principais Bolsas de Valores europeias operam em baixa no pregão desta segunda-feira.

Em Londres, o índice Financial Times recua 1,48%, para 5.052 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX cai 2,56%, atingindo 5.360 pontos. Já em Paris, o índice CAC-40 registra perdas de 1,96%, alcançando 2.923 pontos.

A contração da atividade do setor manufatureiro da zona do euro se acentuou em setembro, conforme as novas encomendas caíram no maior ritmo desde junho de 2009.

O índice Markit divulgado hoje caiu para 48,5, contra 49,0 em agosto. A leitura preliminar do mês apontava 48,4. O número está abaixo da linha de 50 –que divide a contração do crescimento– pelo segundo mês seguido.

Ontem (2), o gabinete grego aprovou uma medida para começar a reduzir o número de funcionários públicos, parte controversa do plano de austeridade destinado para a liberação dos empréstimos da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) à Grécia.

O plano cria uma “reserva trabalhista” permitindo que trabalhadores estatais recebam apenas pagamentos parciais e sejam demitidos um ano depois. O governo informou ainda que iria colocar 30 mil trabalhadores na reserva até o final deste ano.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog