Bovespa sobe 1,16% nos primeiros negócios; dólar vale R$ 1,75

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) abriu os negócios nesta sexta-feira no campo positivo. O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, sobe 1,16%, aos 57.986 pontos.

O dólar comercial é negociado por R$ 1,755, com variação negativa de 0,34%. A taxa de risco-país marca 220 pontos, número 1,85% acima da pontuação anterior.

O mercado deve repercutir hoje a divulgação da inflação oficial de outubro, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que variou 0,43%, ante alta de 0,53% em setembro. A redução no ritmo do aumento nos preços de alimentos in natura, dos combustíveis e de alguns serviços provocaram a freada da inflação oficial.

A taxa acumulada em 12 meses ficou em 6,97%, acima do teto da meta do governo, de 6,5%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No cenário internacional, o Senado da Itália aprovou hoje o projeto de Lei de Orçamentos para 2012, que contém medidas de austeridade demandadas pela UE (União Europeia) para conter a crise da zona do euro.

A ratificação definitiva do projeto deve ocorrer neste fim de semana na Câmara dos Deputados. Após sua aprovação total, o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, deve cumprir o prometido e apresentar sua renúncia.

Berlusconi assumiu o compromisso de se demitir na terça-feira perante o presidente italiano, Giorgio Napolitano, que nestes dias quis tranquilizar os mercados assegurando que após a saída do premiê não vai haver um “prolongado período” de inatividade governamental ou parlamentar.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog