CERPRIS presenteia crianças com brincadeiras e aumenta equipe qualificando os atendimentos

Misturando cultura, aprendizado e animação, o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) de Juazeiro promoveu na manhã desta terça-feira (11) comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro) e ao Dia Internacional das pessoas com Deficiência (03 de outubro).

As crianças (usuárias do CERPRIS) e os familiares iniciaram as festividades recendo novas informações para promover saúde e bem-estar. Alunos de Fisioterapia da UPE deram dicas para os familiares cuidarem dos pacientes em casa, ensinando a massagem de conforto e orientando sobre a prevenção de lesões, causadas em pacientes por conta da imobilidade. O público também assistiu palestra sobre escovação e orientações para cuidar melhor da boca e dos dentes.

Durante o evento, a equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) divertiu a turminha com apresentações de teatros e brincadeiras. “Gostei de tudo”, disse animado Lucas Rodrigo de Jesus, 8 anos, após pegar o microfone e cantar para os colegas. Sua mãe Ana Lúcia de Jesus, afirmou estar muito satisfeita com a festa e os atendimentos. “Meu filho faz tratamento no Cerpris há 4 anos e já vejo muitos resultados. Ele já fala com menos dificuldade e anda melhor”, comentou.

Também foram disponibilizados vários serviços, como: aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional, distribuição de preservativos, vacinação e corte de cabelo, além de brindes, sorteio de cestas básicas e café da manhã saudável. Para a dona de casa Maria Vanda Mendes da Silva, que veio de Sobradinho só para a festa, tudo foi perfeito. “Meu filho se divertiu e eu ainda cuidei um pouco de mim. Fiz o teste de glicemia e aferir minha pressão. Foi muito bom. Adoro a atenção dos profissionais daqui. Meu filho de 2 anos e 8 meses que nem andava já está se arrastando”, destacou.

O usuário do CERPRIS, Genivaldo Dias dos Santos, agradeceu pelo evento e parabenizou os serviços. “Sou muito grato pela festa, que está muito bonita. Muita coisa a prefeitura já conquistou. O asfaltamento da rua da unidade, por exemplo, facilitando a locomoção dos pacientes. É muito difícil fazer as coisas com falta de recursos, mas a prefeitura melhorou muito os atendimentos da unidade”, frisou.

 

Ampliação da equipe

Nos últimos 5 meses mais investimentos foram realizados em prol da qualidade dos serviços, enfatizou a coordenadora da unidade, Céphora Penélope Vitorino. A coordenadora informou que o CERPRIS já conta hoje com o apoio de 2 nutricionistas e 2 psicólogos do NASF, 1 terapeuta ocupacional, 1 enfermeira, ampliando a equipe multiprofissional para 34 profissionais. São hoje: 9 fisioterapeutas, 3 fonoaudiólogos, 3 terapeutas ocupacionais, 2 assistentes sociais, 1 enfermeira, 2 nutricionistas, 2 psicólogos, 1 neoropediatra, 1 neurologista e 1 fisiatra, 5 técnicos de enfermagem e 4 recepcionistas, além de guardas e motoristas.

A unidade recebeu ainda um veiculo com ar condicionado para locomoção dos usuários. “Estamos muito felizes com os avanços e não íamos deixar de presentear as crianças que fazem tratamento na unidade com brincadeiras, presentes, bombons e muita alegria. Elas merecem muito mais. Além de um atendimento melhor, merecem nossa atenção completa”, disse a coordenadora.

O CERPRIS possui 2027 pacientes cadastrados e 344 em tratamento. A unidade entrega quando necessário órteses, próteses, cadeiras de roda e de banho, além de encaminhar pacientes para o CEPRED, em Salvador, para receberem próteses auditivas. O CERPRIS funciona das 7h às 18h, na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio.

O Centro realiza serviços ambulatoriais especializados para diagnóstico, avaliação e tratamento, com objetivo da prevenção, reabilitação e inclusão Social dos portadores de deficiência física. Os atendimentos são realizados em usuários de Juazeiro e dos municípios da Macrorregião Norte da Bahia. Para maiores informações, o telefone da unidade é (74) 3612 1866.

Com Ascom/Sesau/PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog