Chanceler da Colômbia confirma visita de Mahmoud Abbas ao país

A chanceler da Colômbia, Ángela María Holguín, confirmou nesta sexta-feira que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, visitará o país em outubro como parte do giro internacional do líder que incluirá a América Central.

“Estamos coordenando com eles a data. [O governante palestino] tem uma viagem para a América Central, então ficamos de ver a agenda do presidente [Juan Manuel] Santos para coordenar uma data”, disse Holguín.

A ministra acrescentou que a razão da visita de Abbas ao país está vinculada ao interesse da Colômbia em “explicar sua posição” em relação ao reconhecimento pleno do Estado na ONU (Organização das Nações Unidas).

Em 21 de setembro, durante sua intervenção na 66ª Assembleia Geral da ONU, Santos pediu para a Palestina e para Israel a retomada do caminho do diálogo para colocar fim a tantos anos de enfrentamento bélico entre os dois países.

A Colômbia ocupa temporariamente um assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas, algo que interessa a Abbas e seu governo, já que eles estão buscando apoio nesse órgão para o reconhecimento de seu país como Estado.

Até o momento, Bogotá está seguindo a linha dos Estados Unidos em se abster de votar a favor da entrada da Palestina na ONU, ao advertir que prefere primeiro uma solução ao conflito com Israel antes de aprovar seu ingresso.

DA ANSA, EM BOGOTÁ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog