Chuva deixa 16 cidades em emergência em SC; 669 mil são afetados

Subiu para 16 o número de cidades em situação de emergência em Santa Catarina em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde a última quarta-feira (7). Os temporais já causaram também três mortes, segundo prefeituras. A Defesa Civil Estadual, no entanto, contabiliza apenas uma.

Veja galeria de fotos das chuvas em SC
Nível do rio Itajaí-Açu atinge 12,4 metros em Blumenau (SC)
Defesa Civil de SC divulga primeira morte por causa das chuvas
Leia a cobertura completa sobre as chuvas no país
Envie relato ou imagens

Clovis Keller/Leitor
Canoas tomam lugar dos carros nas ruas alagadas da cidade de Rio dos Cedros, em SC; 16 cidades estão em emergência
Canoas tomam lugar dos carros nas ruas alagadas da cidade de Rio dos Cedros, em SC; 16 cidades estão em emergência

A morte confirmada é de um homem de 66 anos e ocorreu em Guabiruba. As outras duas mortes confirmadas pela Prefeitura de Rio do Sul são de dois adolescentes. Eles usavam uma canoa em uma rua alagada, quando encostaram o remo na fiação elétrica. Os dois morreram eletrocutados.

Em todo o Estado, as chuvas já afetaram 669 mil pessoas. Entre elas, há 35.105 desalojados, ou seja, estão em casas de amigos e parentes; e outras 12.960 pessoas desabrigadas (dependem de abrigos públicos). Além disso, a cidade de Rio do Sul foi a primeira a decretar estado de calamidade pública em decorrência das chuvas.

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas diminuíram. Com isso, o nível do rio Itajaí-Açu, em Blumenau (157 km de Florianópolis) já começa a diminuir. Por volta das 13h, ele era de 12,52 metros. Cerca de duas horas antes, ele era de 12,56 metros.

A cidade de Blumenau é a mais afetada pelas chuvas, com cerca de 280 mil pessoas afetadas. Dessas, mais de 15 mil tiveram que deixar suas casas. As aulas foram suspensas na cidade até segunda-feira. O sistema de transporte público está prejudicado.

Ao todo, foram tingidos 71 municípios. Os 16 que decretaram situação de emergência são: Alfredo Wagner, Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, São João Batista, Tijucas e Witmarsum.

Em novembro de 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. O desastre provocou mortes em 16 cidades. Ao menos 62 municípios decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram.

  Marcelo Martins /Secom  
Chuvas provocam diversos alagamentos na cidade de Blumenau; duas mortes já foram confirmadas em SC
Chuvas provocam diversos alagamentos na cidade de Blumenau; duas mortes já foram confirmadas em SC

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog