Chuva forte deixa São Paulo em estado de atenção

As pancadas de chuva que atingem São Paulo na tarde desta terça-feira já deixam toda a cidade em estado de atenção para alagamentos.

Envie seu relato ou imagem da chuva em SP
Veja galeria de imagens da chuva em SP
Veja os pontos de alagamento em São Paulo

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, entraram em atenção às 15h55 as zonas norte, oeste, sul, sudeste e central, além das marginais Tietê e Pinheiros. A zona leste entrou em atenção às 16h23.

A escala do órgão passa por observação (condições normais), atenção (possibilidade de alagamentos), alerta (transbordamento de rios e córregos) e alerta máximo (estado de calamidade pública).

Fatima de Caprio Malheiros/Leitor
Alagamento na avenida 9 de Julho, na região central, altura do terminal Bandeira; veja mais imagens
Alagamento na avenida 9 de Julho, na região central, altura do terminal Bandeira; veja mais imagens

A chuva é provocada por áreas de instabilidade formadas no interior do Estado e associadas à passagem de uma frente fria. De acordo com o CGE, a precipitação atinge de maneira forte os bairros de Pirituba, Jaraguá, Freguesia do Ó e Casa Verde, na zona norte, mas também chove forte em praticamente toda a zona oeste e a zona sul.

Por volta das 16h10, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava três pontos de alagamento sobre vias da cidade: na rua Turiassu, altura da praça Marrey Jr., av. Sumaré, altura da praça Marrey Jr. no sentido Sumaré, e praça Pascoal Martins, altura da av. Marquês de São Vicente.

Na Grande São Paulo, chove forte em Carapicuíba, Osasco, Franco da Rocha, Caieiras e São Bernardo do Campo.

Por causa da chuva, o aeroporto de Congonhas (zona sul de SP) fechou para pousos e decolagens às 15h53. Já a pista do Campo de Marte (zona norte) fechou às 16h, inclusive para helicópteros. No horário, os ventos no aeroporto chegaram a 68 km/h.

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), funciona normalmente, de acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos).

PREVISÃO

Segundo os meteorologistas do CGE, a chuva deve perder força nas próximas horas e se deslocar para outras áreas.

Na quarta-feira (28), o sistema frontal continua atuando sobre o Estado e deixa o tempo fechado, chuvoso e com temperaturas mais baixas. A mínima prevista é de 17ºC, enquanto a máxima não ultrapassa os 24ºC.

Uma massa de ar frio deve manter as temperaturas baixas nos próximos dias, que devem variar entre 16ºC pela manhã e 23ºC durante a tarde. As chuvas ocorrem de forma intermitente e com menor intensidade pelo menos até a próxima quinta-feira.

Fonte: Da Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog