Cinco são presos por suspeita de fraude em concurso no CE

Cinco homens foram presos em Fortaleza (CE) na manhã deste domingo (6) por suspeita de participação num esquema para fraudar a prova de um concurso para agente penitenciário, organizado pelo governo do Estado. Outros oito homens chegaram a ser detidos por suspeita de participação no suposto esquema, mas foram liberados.

Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, ao revistarem os suspeitos, policiais civis encontraram pontos eletrônicos e telefones celulares com eles. Alguns dos equipamentos estavam escondidos nos sapatos e nas roupas dos suspeitos.

Os aparelhos, segundo a secretaria, seriam usados pelos suspeitos para receber informações de pessoas que já haviam acabado a prova.

Todos eles foram presos no campus da Uece (Universidade Estadual do Ceará), um dos locais em que foi realizado o exame.

Segundo a secretaria, a suspeita de uma tentativa de fraude no concurso começou a ser investigada há 45 dias, quando uma denúncia foi encaminhada para a Polícia Civil. Ainda segundo a secretaria, todos os presos são de Pernambuco e adquiriram os equipamentos de uma quadrilha que atua no Estado.

A polícia ainda investiga quanto eles pagaram pelos equipamentos e se a suposta quadrilha já fraudou outros concursos.

De acordo com a Secretaria da Justiça, os cinco suspeitos foram eliminados do concurso. Eles devem responder por estelionato e fraude a concurso público.

Além dos cinco presos, outros oito homens foram detidos por suspeita de participação na fraude. Segundo a secretaria, havia a suspeita de que eles, após terminarem os exames –ainda antes do fim do tempo regulamentar–, seriam responsáveis por passar as respostas para os candidatos que levaram os pontos eletrônicos.

Os oitos suspeitos foram liberados no início da tarde de hoje. Os outros cinco suspeitos de participar da fraude continuam presos e no final da tarde ainda prestavam depoimento no DIP (Departamento de Inteligência da Polícia Civil) em Fortaleza.

O concurso de agente penitenciário oferta 800 vagas e oferece um salário inicial de R$ 1.274,75. Mais de 25 mil candidatos participaram das provas hoje.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog