Clássico entre Vasco e Botafogo inicia ‘torneio carioca’

Com desempenhos irregulares nas últimas rodadas, Vasco e Botafogo entram em campo neste domingo, às 19h, no Engenhão, para o primeiro de uma série de quatro clássicos entre cariocas que poderão definir os rumos do Brasileiro, a cinco rodadas do final.

As duas equipes enfrentam ainda o Fluminense, que também briga pelo título, nas próximas rodadas. O Vasco tem também o Flamengo pela frente, no jogo que pode ser como uma final de campeonato, na última rodada.

O Vasco começa a rodada como vice-líder, com 58 pontos. Já o Botafogo soma três pontos a menos que o rival e está duas posições abaixo.

  Marcelo Sayão/Efe  
Diego Souza (dir.) e Juninho festejam gol do Vasco em São Januário
Diego Souza (dir.) e Juninho festejam gol do Vasco contra o Universitario, do Peru, em São Januário

Apesar da classificação na Copa Sul-Americana, na última quarta, com goleada diante do Universitario, do Peru, o Vasco apresenta desempenho claudicante nas últimas rodadas do Nacional. Em 21 pontos disputados, a equipe cruzmaltina obteve apenas nove. Nesse período, chegou a ser líder, mas perdeu a dianteira para o Corinthians na rodada seguinte.

O time de São Januário ainda tenta quebrar um incômodo jejum diante do adversário deste domingo. Os vascaínos não vencem uma partida do clássico desde 2007. Nesse período, foram quatro duelos, sendo que no último confronto, no primeiro turno, sofreu uma goleada de 4 a 0.

Em duas competições simultâneas, o Vasco procurou poupar os jogadores nos últimos dias, para diminuir o desgaste. O técnico Cristóvão Borges, entretanto, pretende escalar todos os titulares.

  Satiro Sodré/Divulgação/Agif  
O botafoguense Elkeson conduz a bola contra o Figueirense, na última rodada; os cariocas saíram derrotados
O botafoguense Elkeson conduz a bola contra o Figueirense, na última rodada; os cariocas saíram derrotadas

O aproveitamento do Botafogo nesses últimos sete jogos é parecido com o do rival. O time liderado pelo atacante uruguaio Loco Abreu conquistou dez pontos nas últimas oito rodadas. Mas, ao contrário do Vasco, vem perdendo gradualmente a confiança de seu torcedor.

O técnico Caio Júnior é o principal alvo da insatisfação da torcida. Na derrota para o Figueirense, no Engenhão, na semana passada, o treinador foi bastante vaiado, especialmente por escalar o volante Renato mais adiantado.

Contra o Vasco, a tendência é que a equipe considerada titular entre completa no Engenhão, com o retorno do atacante argentino Herrera para formar parceria com Loco Abreu na frente.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog