Comitiva do Tocantins vai ao Canadá conhecer tecnologias de combate a queimadas, segurança e gestão ambiental

A comitiva conhecerá os procedimentos técnicos e operacionais dos equipamentos para combate a incêndios  

 

O Governo do Estado do Tocantins envia nesta sexta-feira, 23, uma equipe à Vancouver, no Canadá. A missão terá como objetivo visitar e conhecer as tecnologias e equipamentos fabricados naquele país para a prevenção e controle dos incêndios florestais. A missão, que seguirá até o dia 31 de março, será composta pelo presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu Rodrigues; o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Ubaldo; e os tenentes coronéis do Corpo de Bombeiros, Dodsley Yuri Tenório, e da Cipama – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental, Felix Francisco dos Santos Neto.

A comitiva conhecerá os procedimentos técnicos e operacionais dos equipamentos para combate a incêndios, notadamente os utilizados em áreas remotas. Trata-se de caminhões especiais, helicópteros e ainda bombas, equipamentos de proteção individual, uniformes, entre outros, para o manejo florestal.

Na ocasião, a comitiva também empreenderá visita ao órgão do governo canadense responsável pela gestão ambiental da província de British Columbia, com a finalidade de conhecer os procedimentos de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental.

Para o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, o objetivo da visita vem ao encontro de uma preocupação do Governo do Estado do Tocantins de buscar medidas e estratégias adequadas para o combate e controle das queimadas, recorrentes durante o período de estiagem, além de melhorias em outros segmentos.

Esta missão consiste em uma etapa do processo de negociação entre os governos canadense e do Estado do Tocantins com vistas a viabilizar um termo de cooperação voltado para as áreas de segurança, gestão ambiental e combate a incêndios florestais.

Queimadas

No ano passado diversas ações foram realizadas para evitar e combater os incêndios florestais, desde ações educativas até o combate do fogo. Mesmo com uma redução de 63% dos focos de calor, o Tocantins ocupou a segunda colocação anual no ranking de queimadas, ficando atrás somente do Estado do Mato Grosso.


Fonte: Edvânia Peregrini / SECOM

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog