Conferência do clima em 2012 será em Doha, no Catar

O Catar organizará em Doha a próxima Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP-18), em 2012, anunciou a ONU.

Em entrevista à imprensa, a secretária-executiva da UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), a costarriquenha Christiana Figueres, explicou que a Coreia do Sul, que concorria com o Catar para a organização do evento, sediará a reunião de ministros anterior à conferência.

Leia o especial sobre a conferência do clima
Veja galeria de fotos da COP-17

“É um acordo no qual ganham todos e um exemplo de colaboração entre os dois países”, avaliou.

A secretária-executiva estava acompanhada dos representantes de ambos os países: o diretor do Escritório de Organização de Conferências Internacionais do Catar, Yousef Khalifa Al Sada, e o embaixador sul-coreano para Mudança Climática, Son Sung-Hwan.

A ministra das Relações Exteriores sul-africana e presidente da COP-17, Maite Nkoana-Mashabane, parabenizou os dois países e destacou a capacidade de chegarem ao acordo que permitirá dividir responsabilidades na organização da próxima cúpula.

“Sabemos que embora pareça impossível, sempre há solução”, afirmou Maite, que estimulou as delegações presentes em Durban a seguirem esse exemplo, já que, “por mais difícil que pareçam as negociações, tudo pode ser alcançado”.

A COP-17 começou nesta segunda-feira em Durban e terminará em 9 de dezembro.

DA EFE

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog