Corinthians chega à reta final com problemas de lesão e cansaço

O Corinthians chega cansado e lesionado para o jogo contra o Atlético-MG, neste domingo, às 17h, no Pacaembu, pela 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Mas tal situação se deve muito mais a situações particulares de cada atleta do que a qualquer maratona de jogos enfrentada pelo time. O Corinthians faz hoje sua 61ª partida oficial no ano.

O Vasco, seu principal concorrente na briga pelo título nacional, disputou no sábado contra o Avaí o 70º jogo de 2011. A eliminação precoce do alvinegro na Taça Libertadores, no início de fevereiro, aliviou o calendário do time.

  Ricardo Nogueira-10.nov.11/Folhapress  
Jogadores do Corinthians descansam durante treino realizado no CT Joaquim Grava, na zona leste
Jogadores do Corinthians descansam durante treino realizado no CT Joaquim Grava, na zona leste

Após disputar apenas dois jogos na Libertadores, o Corinthians só precisou se concentrar no Campeonato Paulista e no Brasileiro. E conseguiu chegar longe em ambas. Foi até a final do estadual, mas perdeu para o Santos.

Iniciou a 36ª rodada do Brasileiro na liderança, com 64 pontos. O clube carioca, aliás, é o recordista de partidas neste ano. Na campanha que culminou com o título da Copa do Brasil, fez 11 jogos.

É também o único time nacional que tem preocupações além do Campeonato Brasileiro. O Vasco já disputou seis jogos pela Copa Sul-Americana, está nas semifinais do torneio e, se for à final, completará 76 partidas em 2011.

O “ócio” corintiano, porém, não foi suficiente para evitar lesões e desgaste físico, situação agravada hoje pela longa viagem ida e volta até Fortaleza, onde o time jogou quarta-feira. O time de Tite chega às últimas três partidas do ano com o ataque em frangalhos.

Liedson, artilheiro do time no Nacional, com dez gols, já tem atuado no sacrifício, com dores no joelho esquerdo. O camisa 9 sofre ainda com o fato de ter emendado a temporada europeia (trocou o Sporting de Lisboa pelo Corinthians em fevereiro) com a brasileira. Não tem férias desde a Copa de 2010.

Liedson desfalcou o Corinthians por três semanas entre setembro e outubro. Na última quarta-feira, quando o time bateu o Ceará por 1 a 0, o centroavante teve que deixar o campo no intervalo.

  Editoria de arte/Folhapress  
Corinthians acumula 60 partidas em 2011
Corinthians acumula 60 partidas em 2011

Neste domingo, será titular de novo, muito porque seu substituto –na verdade o jogador que deveria ser titular– também não goza das melhores condições físicas. Adriano vai ficar novamente no banco.

Jorge Henrique e Alex, titulares na maior parte do ano, também sofreram com lesões ao longo de 2011 –o primeiro estará fora do jogo deste domingo, o segundo começa no banco de reservas. Depois de enfrentar o Atlético-MG, o Corinthians ainda pega Figueirense e Palmeiras.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog