Crise mundial é forte, mas terá menor impacto no Brasil, diz Dilma

Apesar de reconhecer que a crise econômica internacional é uma “forte” e “duradoura”, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (10) que ela terá menor impacto na economia brasileira do que aquela enfrentada pelo mundo em 2008.

A presidente ainda se mostrou otimista sobre o cenário nacional e afirmou que espera que o crescimento do Brasil em 2012 seja maior do que o deste ano.

“Eu acho que o Brasil vai ter um crescimento menos afetado dessa vez do que teve de 2008 para 2009. Apesar de todas as medidas que nós tomamos [em 2008/2009], nós conseguimos sustentar e diminuir a queda do PIB [Produto Interno Bruto], que ia ser muito intensa, e chegou a -0,9%. Agora, nós estamos achando que nós conseguimos manter o nosso patamar e dele [do PIB] a partir de agora, no ano que vem, ir para um aumento maior”, afirmou a presidente em coletiva de imprensa.

Dilma, no entanto, evitou estabelecer um número para o PIB nacional. “Se der qualquer diferença, eu vou começar a dar explicação pro porteiro.”

A presidente destacou a solidez fiscal do Brasil e a necessidade de investimentos em infraestrutura. “Nós hoje temos uma situação muito especial no cenário internacional.”

“A minha visão sobre esse processo [de crise internacional] em relação ao Brasil é de otimismo. […] Nós temos elementos, inclusive para fazer face à crise, que eles não têm mais. […] A minha pauta é completamente diferente da pauta dos países desenvolvidos. Os países desenvolvidos discutem crise, dívida soberana e dívida de banco. Nós aqui discutimos investimento, redução de imposto, crescimento e como é que nós vamos cada vez mais ampliar o espaço do Brasil no mundo”, afirmou.

Alan Marques/Folhapress
Dilma dá entrevista após participar no Palácio do Planalto da cerimônia de sanção da lei que altera o Supersimples
Dilma dá entrevista após participar no Palácio do Planalto da cerimônia de sanção da lei que altera o Supersimples

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog