Curso sobre drogas qualifica médicos e agentes comunitários da rede de saúde

Médicos e agentes comunitários da Rede Básica de Saúde de Juazeiro participaram na última sexta-feira (25) e sábado (26) do curso sobre drogas, dando continuidade ao projeto do Centro Regional de Referência para Educação Permanente e formação dos profissionais de saúde em crack, álcool e outras drogas. Nos próximos dias 02 e 03 de dezembro, o curso para os profissionais acontece novamente, na Univasf, 8h às 17h e das 8h às 13h, respectivamente.

O curso está sendo aplicado numa parceria da Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) e UNEB e sendo executado pela equipe da universidade, campus Salvador. O objetivo é qualificar os atendimentos oferecidos nas Unidades de Saúde da Família (USF), organizando o fluxo dos usuários que podem ser atendidos na unidade de saúde e encaminhando os casos para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas-CAPS-AD, a depender dos níveis de dependência.

Com o curso os profissionais estarão mais qualificados e poderão dar um melhor atendimento aos usuários na Atenção Básica, afirmou a supervisora do Núcleo de Saúde Mental do município, Cilene Duarte. “Os profissionais saberão intervir com segurança em cada situação, conduzindo da maneira correta os pacientes para tratamento na rede. O curso está orientando as equipes a receberem as demandas, entendendo como agir em cada caso e diferenciando os problemas que podem ser assistidos no posto de saúde e os que devem ser direcionados ao CAPS AD”, explicou.

Para o agente comunitário de saúde da região de Maniçoba, Wilson de Jesus Souza, o curso é uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos, facilitando o trabalho. “Estamos em contato direto com a comunidade e saberemos melhor abordar os pacientes, libertando as pessoas destes vícios e oferecendo bons resultados para a saúde da população”, disse.

O CAPS AD atende os pacientes com problemas de uso abusivo de álcool, drogas e transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas. A unidade possui uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, psiquiatra, psicopedagogo, técnicos de enfermagem, enfermeiros e artesãos e funciona na Avenida Sebastião Almeida Branco s/n, Pedra do Lord.

O curso para os médicos e agentes vai ser encerrado ano que vem, quando dará inicio ao curso para os profissionais dos hospitais e demais profissionais da REDE SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Com Ascom/Sesau /PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog