Demissão de Novais expõe racha e deve dominar fórum do PMDB

queda de Pedro Novais do Ministério do Turismo –o terceiro peemedebista a deixar a Esplanada em dois meses– explicitou o racha que atravessa o PMDB e que pode ficar mais evidente durante o fórum nacional do partido, que acontece nesta quinta-feira.

Leia carta de demissão de Pedro Novais
Veja quais ministros de Dilma já caíram
Saiba mais sobre o ex-ministro Pedro Novais
Entenda as crises que atingiram o governo Dilma
Saiba quais ministros do governo Dilma já deixaram o cargo
Ministro pagou governanta com verba pública por 7 anos

Após a demissão de Novais, o comando da legenda se esforçava para encontrar um discurso que neutralizasse o impacto da exoneração. Integrantes do PMDB, no entanto, admitem que o efeito negativo é inevitável.

A situação de Novais ficou insustentável no Planalto e dentro de seu próprio partido depois de duas revelações da Folha: a de que ele pagou com dinheiro público o salário de sua governanta por sete anos e a de que sua mulher usa irregularmente um funcionário da Câmara dos Deputados como motorista particular.

O ministro não pretendia pedir demissão e só deixaria o cargo caso fosse a vontade da presidente Dilma. Porém, após pressão do partido (PMDB) e da própria presidente, ele acabou requerendo a exoneração durante reunião na vice-presidência.

Editoria de Arte/Folhapress

Com a folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog