Dilma espera explicações ‘consistentes’ de Lupi sobre viagem

A presidente Dilma Rousseff espera que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, dê explicações “consistentes” sobre as circunstâncias de sua viagem ao Maranhão em dezembro de 2009.

Lupi usou avião pago por dono de rede de ONGs, afirma revista
PDT diz não ver crime em viagem de Lupi em avião alugado por ONG
Empresa chinesa paga viagem a dirigente do Ministério do Trabalho
Convênio suspeito beneficiou empresas de filiados do PDT
Oposição pede afastamento de Lupi
Miro Teixeira defende CPI para investigar desvios de verbas

Na avaliação de integrantes da equipe da presidente, a assessoria de Lupi deu uma resposta superficial à reportagem da revista “Veja”, segundo a qual o ministro usou um avião alugado por um empresário para agenda oficial dentro do Estado.

  Gustavo Lima – 10.nov.2011/Agência Câmara  
Ministro Carlos Lupi fala em comissão na Câmara
Ministro Carlos Lupi presta esclarecimentos em comissão na Câmara

Segundo a revista, Lupi fez uma viagem oficial no Estado do Maranhão em dezembro de 2009 a bordo de um avião disponibilizado pelo empresário Adair Meira, que controla duas ONGs beneficiárias de convênios no valor de R$ 10,4 milhões com o Ministério.

As ONGs de Meira são investigadas por desvio de dinheiro nos convênios com a pasta.

No sábado, o Ministério do Trabalho divulgou uma nota atribuindo ao PDT a responsabilidade pelo avião usado em sua viagem, acrescentando que Lupi cumpriu “agendas oficiais e partidárias”.

O Ministério não esclareceu, porém, de quem era o avião usado para deslocamentos dentro do Maranhão, nem se Meira participou de sua comitiva.

A aliados – entre eles o líder do PDT na Câmara, Giovani Queiroz (PA) – Lupi disse que todas as explicações estavam na nota divulgada pelo Ministério.

Na opinião de integrantes do Palácio do Planalto, no entanto, o esclarecimento não foi satisfatório e a sobrevivência de Lupi depende de como reagirá às denúncias de que tem sido alvo.

Criticado por sua “verborragia” – palavra de articuladores políticos do governo – Lupi foi aconselhado a submergir no feriado, evitando declarações controversas.

Ainda segundo assessores do Palácio, seu destino não está selado.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog