Dirceu diz que Orlando Silva é alvo de ‘operação política’

José Dirceu critica mídia e diz que
Orlando Silva é alvo de 'operação política'

O ex-ministro José Dirceu (PT) disse nesta segunda-feira (24) em Belo Horizonte que “a mídia” não respeita a presunção de inocência e disse que o ministro Orlando Silva (Esporte) é alvo de uma “operação política” para tirá-lo do governo.

Dirceu afirmou ainda que nem a presidente Dilma Rousseff nem o ministro e seu partido, o PC do B, podem ser responsabilizados por supostos problemas envolvendo convênios.

Esporte cria sindicância para investigar acusações de PM
Delator de esquema no Esporte diz que entregou 13 áudios à PF
Ministério do Esporte aponta desvio de R$ 17 mi em relatório

“Prefeito é responsável, ONG é responsável. Não significa que a presidente da República, o partido do ministro, o ministro [são responsáveis]”, disse ele, que voltou a dizer que, se fosse assim, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), teria de se afastar do cargo porque um deputado da base do governo paulista disse que há irregularidades com as emendas parlamentares.

Dirceu disse que não pode haver “prejulgamento, linchamento” e que é preciso “respeitar rigorosamente a presunção de inocência e que o ônus da prova é de responsabilidade exclusiva do acusador”.

“Se nós não nos mantivermos nessa linha, nós vamos quebrar o Estado democrático de direito, e há infelizmente no país uma corrente muito grande, particularmente na mídia, que tem insistido nesse caminho.”

Dirceu disse que é “exemplo disso” –por estar denunciado no esquema do mensalão do PT– e julga não estar tendo direito de defesa.

“A cada dia que passa fica absolutamente comprovado que é mais uma operação política para tirar o ministro do governo”, afirmou.

Ao ser questionado sobre as investigações envolvendo o recebimento de verbas do ministério sobre ONGs ligadas ao PC do B, Dirceu afirmou que “investigação não compromete ninguém” e que as instituições estão investigando como deve ser feito, sem prejulgar.

Dirceu foi a Belo Horizonte para lançar o livro “Tempo de Planície”, que reúne artigos seus.

Com a folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog