Em Caracas, Hugo Chávez mantém reunião bilateral com Cristina Kirchner

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se reuniu nesta quinta-feira com sua homóloga da Argentina, Cristina Kirchner, no Palácio de Miraflores em Caracas, ocasião em que revisaram convênios bilaterais.

Entre os temas discutidos estavam as áreas de energia, agricultura, comércio e turismo, entre outras. Eles ainda avaliaram a criação de novos instrumentos de cooperação entre os países.

Ariana Cubillos/Associated Press
Presidente argentina, Cristina Fernandez, ao lado do líder venezuelano, Hugo Chávez
Presidente argentina, Cristina Fernandez, ao lado do líder venezuelano, Hugo Chávez

Foi a primeira visita Cristina a Caracas desde que foi reeleita recentemente, quando esteve acompanhada de uma delegação que inclui seu ministro de Relações Exteriores, Héctor Timerman.

Este é também o seu primeiro encontro com Chávez após o mandatário ter sido diagnosticado com um tumor maligno na região da pélvis, em junho deste ano. Poré, eles mantiveram contato durante este período e chegaram a trocar mensagens por meio do microblog Twitter.

A chefe de Estado argentina desembarcou na noite de ontem no Aeroporto Internacional Simon Bolívar de Maiquetía, a 35 quilômetros da capital. “Damos à presidente da Argentina as boas-vindas”, disse Chávez, na ocasião, em cadeia nacional de rádio e TV.

Durante a viagem a Caracas, a mandatária Argentina ainda tem prevista uma reunião com a presidente Dilma Rousseff.

Cristina está na Venezuela para participar da terceira e última Calc (Cúpula da América Latina e Caribe), órgão que será substituído pela Celac, cuja reunião fundacional contará com a presença de 33 chefes de Estado e delegações de 33 países da região.

DA ANSA, EM CARACAS

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog