Estação Junina do Dom José Rodrigues fecha o São João nas comunidades em Juazeiro

O projeto São João nas Comunidades, uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com as Associações de Moradores, encerrou as atividades no último fim de semana com um público de mais de 5 mil pessoas na estação junina do bairro Dom José Rodrigues. Anteriormente, os bairros João XXIII, Quidé e Lomanto Júnior também fizeram parte da festa.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro Dom José Rodrigues, Jutahy Xavier, há 23 anos que a festa junina é realizada na comunidade. “Este ano foi especial, porque com o apoio da prefeitura a festa cresceu, ampliou toda sua estrutura e estava muito organizada, além de grandes atrações. Agradecemos ao prefeito Isaac pelo apoio que tanto precisamos, resgatando as tradições juninas aqui em Juazeiro”, agradeceu o presidente.

A comerciante Maria do Socorro foi a ganhadora da barraca mais organizada e enfeitada da estação do Dom José Rodrigues. Para ela, a festa superou todas as expectativas. “Tivemos um São João maravilhoso, as vendas foram acima do que esperávamos. Isso de fato aconteceu porque a festa foi muito bem organizada, com grandes atrações e com isso atraiu pessoas de outros bairros. Temos que agradecer o apoio da prefeitura, pois sem ela nada disso teria acontecido”, destacou Maria.

O casal de amigos, Henrique Manoel e Zuleide de Araújo, que residem em Petrolina, parabenizaram o município. “Estamos muito felizes porque Juazeiro está tendo a preocupação de resgatar as tradições juninas nos bairros. Viemos para cá por causa das atrações e ficamos surpresos com a organização da festa, está tudo muito bonito”.

Entre as atrações que fizeram o público dançar o tradicional forró nas quatro arraias esteve: Nilton Freitas, Sergio do Forró, Flavio Baião, Silas, Chamego Tropical, Targino Gondim, Tinho do Acordeon, João Sereno, Renan Mendes, entre outras atrações. “A resposta da população em relação ao São João nas Comunidades foi muito positiva, pois as pessoas lotaram todos os finais de semana em cada bairro onde o projeto passou. As lideranças comunitárias foram importantes neste processo, porque em parceria com a Secretaria de Cultura conseguimos realizar um grande evento em Juazeiro”, pontuou o gerente de cultura do município, Wellington Monteclaro.

O prefeito Isaac Carvalho reiterou a importância de fazer com que as festas sejam voltadas para as famílias. “Acredito que acertamos ao fazermos a parceria com as Associações. Foram dias tranqüilos, sem violência, onde as famílias participaram, se divertindo e fomentando a tradição dos festejos juninos. Estamos felizes com o resultado”, declarou.

No domingo (7) houve a premiação e a reapresentação das quadrilhas campeãs no tradicional e estilizado, da rainha e princesas do milho, das brincadeiras populares, da carroça mais enfeitada e da barraca mais organizada.

Os vencedores das quadrilhas tradicional e estilizado foram:

Tradicional

1ª lugar – Quadrilha Buscapé – bairro Quidé

2ª lugar – Quadrilha do Dom José Rodrigues

Estilizado

1ª lugar – Quadrilha Junina do GDEC (Curaçá)

2ª lugar – Quadrilha Amor Junino – Lomanto Junior

3ª lugar – Quadrilha Talento – Alto da Maravilha

4ª lugar – Quadrilha Luar do Sertão – Maniçoba

Por Luzete Nobre/ SAAE

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog