Ex-dirigente do IRA é candidato à Presidência na Irlanda do Norte

Peter Morrison/Associated Press

Ex-líder do IRA é um dos candidatos
à Presidência na Irlanda do Norte

Martin McGuinness, vice-premiê da Irlanda do Norte e ex-dirigente do grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês), foi designado oficialmente neste domingo como candidato à Presidência na eleição de 27 de outubro pelo partido nacionalista Sinn Fein.

A direção do partido aprovou por unanimidade a candidatura de McGuinness, de 61 anos, um ex-dirigente do IRA que se tornou um dos líderes do processo que resultou nos acordos de paz na Irlanda do Norte.

“Tem todas as qualidades necessárias para ser um líder político: sente um profundo amor pela Irlanda, por seu povo e, o que é mais importante ainda, tem uma visão de futuro para esta nação”, declarou o presidente do partido nacionalista de esquerda, Gerry Adams.

“Martin será um presidente para toda a Irlanda e todos os irlandeses, onde quer que estejam”, disse.

Mas obter a Presidência irlandesa, um cargo honorário, não será fácil para McGuinness, já que o Sinn Fein, apesar de ser o segundo partido político da Irlanda do Norte, não conseguiu mais do que 9,9% de votos nas legislativas irlandesas de fevereiro.

As pesquisas o colocam na terceira posição da disputa pela sucessão da atual presidente Mary McAleese, atrás do trabalhista Michael D. Higgins e de Gay Mitchell, candidato do Fine Gael, partido do primeiro-ministro Enda Kenny.

DA FRANCE PRESSE, EM DUBLIN

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog