Frente fria pode provocar chuvas na região Sul e parte de SP

A passagem de uma frente fria deve deixar o tempo chuvoso na região Sul do país e em parte do Estado de São Paulo, nesta terça-feira, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

De acordo com o instituto, as chuvas ficarão concentradas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, centro-sul do Paraná e sul de São Paulo. Em toda esta área poderã ocorrer chuva forte e acumulado significativo. As temperaturas ficarão em declínio na cidade de São Paulo, ficando entre os 25ºC e os 15ºC.

Chuvas também são esperadas na faixa leste da região Centro-Oeste e no Norte do país, com exceção do Estado do Tocantins. Já no restante da região central do país, assim como no interior do Sudeste, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa, podendo ficar abaixo dos 30%.

Ííndices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

Ontem, a umidade relativa do ar em São Paulo chegou a 12%, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O índice é o mais baixo do ano. Já em Brasília (DF), a umidade relativa do ar chegou a 10%.

No Nordeste, o sol predomina no interior, onde a umidade também deverá ficar baixa. No norte do Estado do Maranhão, no entanto, são esperadas pancadas de chuvas. As temperaturas devem permanecer estáveis.

Fonte: Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog