Gasto de brasileiro nos EUA sobe 250%

Os gastos dos brasileiros nos EUA explodiram. Cada brasileiro que vai aos Estados Unidos gasta, em média, US$ 5.918 –crescimento de 250% desde 2003, só perdendo para o aumento de despesas dos turistas chineses, informa reportagem de Patrícia Campos Mello e Julio Wiziack para a Folha.

íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Serviços encarecem São Paulo e Rio

O brasileiro já está em 3º lugar no ranking dos turistas que mais gastam nos EUA, atrás apenas dos japoneses e britânicos (não incluindo os vizinhos mexicanos e canadenses, que viajam grande parte das vezes por via terrestre e para fins não turísticos).

No período, o brasileiro passou de 7º turista que mais gasta nos EUA para 3º, ultrapassando alemães, franceses, sul-coreanos e australianos.

É o que mostra um levantamento do Departamento de Comércio dos EUA a que a Folhateve acesso. Projeções do governo americano indicam que, além do aumento dos gastos, o número de turistas vai mais que dobrar nos próximos cinco anos, passando de estimados 1,4 milhão em 2011 para 3 milhões em 2016.

Os brasileiros sempre viajaram para fazer compras, mas, nesse período, boa parte passou a ir aos EUA só para comprar. Esse movimento é reflexo da supervalorização do real e do aumento interno de preços.

  Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress  

Veja comentário dos repórteres Patrícia Campos Mello e Julio Wiziack e do editor de Turismo da FolhaSilvio Cioffi, sobre esse fenômeno.

 

Fonte: Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog