Governador sobe 365 degraus para lançar programa em morro de Caruaru

70974a836ddd4dbaf0405334227aa397.jpg

NO MONTE, governador foi recepcionado por moradores e políticos da Cidade
Foto: Reprodução/TV Jornal

Os ponteiros do relógio nem marcavam 9h da manhã deste domingo (18), quando o governador de Pernambuco, Eduardo Campos ao lado da primeira-dama Renata Campos e aliados políticos davam os primeiros passos para subir os 365 degraus da escadaria principal do Morro Bom Jesus, em Caruaru, no Agreste do Estado.

O objetivo da visita do governador à Capital do Forró foi o lançamento do Programa estadual ”Governo Presente”, uma ação  que integra diversas Secretarias do Governo no intuito de executar programas e projetos de desenvolvimento social e inclusão produtivas, contribuindo para a redução das desigualdades, violência e criminalidade no local.

“Queremos e vamos devolver ao povo de Caruaru, principalmente aos moradores daqui do Monte Bom Jesus [tiramos a nomeclatura morro], o orgulho de fazer parte desse cartão postal. Além disso, vamos garantir igualdade de oportunidades, promovendo a aproximação da sociedade com o Poder Público”, disse Campos assim que chegou ao topo do Monte, na Capela de Santa Luzia, local onde foi recebido por 40 músicos-mirins da Orquestra Meninos do Morro, ao som das músicas ”Além do Arco-íris” e ”Luar do Sertão”.

Assim como aconteceu em algumas comunidades do Recife, o governado também quer mudar o cenário de violência que tomou conta do Monte. Só para se ter uma ideia, segundo dados da Polícia Militar de janeiro a agosto deste ano, 23% dos crimes registrados em Caruaru, foram praticados no Monte e em seu entorno.

”A gente aqui fica com medo até de falar dos problemas e dos criminosos que andam soltos por aqui”, disse a dona de casa Maria Lúcia.

Para coibir a ação dos criminosos no local, uma ação pontual contará com o trabalho efetivo das polícias Militar e Civil que estarão realizando a Operação Comando itinerante no Monte, com policiamento 24h.

”A operação consiste num resgate dos valores da comunidade local, visando promover o respeito, a cooperação, a cidadania e tantas outras demandas manifestas pelos meios sociais, minimizando a agressividade e demais violências registradas por aqui”, pontuou o Tenente Coronel Gilmar Araújo, Comandante do 4º BPM.

Depois de mais de 2h de discurso, após ouvir espírtita, pastor, padre e políticos, Eduardo Campos discursou em um palanque no alto do Monte com vista privilegiada da cidade e encerrou o lançamento do programa no Monte, seguindo com a comitiva para a sede do programa instalada na Praça Chico Porto, no centro da cidade. De lá, o governador viaja para a cidade de Surubim, também no Agreste, para visitar uma área onde será instalada uma fábrica de cimentos e à noite encerra a agenda de domingo, acompanhando a 74ª edição da Vaquejada da cidade.

Com Do NE10

 

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog