Grandes de SP apoiam punição para times que atrasem salários

O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo Del Nero, anunciou ontem que os clubes que não pagarem seus jogadores em dia perderão três pontos por rodada a partir do Paulista-12.

A iniciativa da federação acontece após sugestões, nos três últimos anos, do presidente do Sindicato dos Atletas de SP, Rinaldo Martorelli.

Somente neste ano, segundo Martorelli, entre dez e 12 clubes de São Paulo apresentaram problemas crônicos no pagamento dos salários.

Além de atrasos nos compromissos salariais, também serão punidas irregularidades referentes aos direitos de imagem e luvas. Mas a punição incidirá apenas sobre dívidas “novas. Não funcionará de maneira retroativa.

“Veja só o que aconteceu na Espanha. Não queremos que isso se repita por aqui”, argumentou Del Nero, em alusão à greve dos jogadores causada por atrasos salariais.

“Até o ano passado, a situação vinha tranquila. Clubes atrasavam um pouco, mas depois pagavam. Neste ano, tivemos de intervir com dez, 12 clubes”, afirmou Martorelli.

Entre os presidentes dos quatro grandes de São Paulo, o corintiano Andres Sanchez e o santista Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro apoiam.

“Achei ótima a ideia, até porque nunca atrasei salários desde que assumi. Salário é sagrado, e irão pensar antes de dar um passo maior do que a perna”, disse Luis Alvaro.

“Sou a favor. É um bem para o futebol”, afirmou Andres.

O palmeirense Arnaldo Tirone diz não estar preocupado, pois o clube paga em dia. “Esse é o nosso histórico”.

O presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio, preferiu não se pronunciar. Explicou que não fora informado, até o momento, sobre o assunto.

O Estatuto do Torcedor, que coíbe mudanças frequentes nos regulamentos, não deve ser um obstáculo, segundo o especialista em direito esportivo Eduardo Carlezzo.

“O regulamento [do Paulista] tem dois anos, então há essa abertura para mudar no terceiro ano [2012]”, explica.

Felipe Hellmeister/Folhapress
Andres Sanchez, no ginásio do Parque São Jorge
Andres Sanchez, no ginásio do Parque São Jorge

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog