Grupo farmacêutico Novartis construirá fábrica de vacinas em PE

O grupo farmacêutico suíço Novartis investirá US$ 300 milhões (219,4 milhões de euros) no Brasil para construir uma fábrica que produzirá vacinas contra o meningococo B, causador sobretudo da meningite cérebro-espinhal epidêmica, que criará uma centena de empregos, informou o grupo nesta terça-feira.

“A construção no Brasil da primeira fábrica de biotecnologia em escala industrial é o maior investimento da Novartis no país até agora”, disse o laboratório suíço em um comunicado enviado à France Presse.

Essa operação “apoia o objetivo do governo [brasileiro] de atrair tecnologia de ponta, aumentar a produção local e reduzir a dependência externa”, explicou a Novartis.

A fábrica, que será construída em Pernambuco, vai produzir para o Brasil e para a exportação três proteínas recombinantes destinadas à vacina da Novartis contra o meningococo B, um micro-organismo, em forma de diplococo, que é a causa de diversas doenças e principalmente da meningite cérebro-espinhal epidêmica.

Com o tempo, essa fábrica pode produzir outras vacinas que estão sendo desenvolvidas, segundo o comunicado. A construção da usina empregará 120 pessoas e ela deve ser finalizada em 2014.

DA FRANCE PRESSE, EM ZURIQUE

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog