Hillary Clinton chega a Cabul para reunir-se com presidente afegão

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, chegou nesta quarta-feira a Cabul, onde irá reunir-se com o presidente afegão, Hamid Karzai, e outros líderes políticos, disseram autoridades norte-americanas.

“A secretária quer mostrar nosso compromisso com o Afeganistão”, disse a repórteres uma autoridade dos EUA que viajava com Hillary, acrescentando que ela continuaria com os esforços diplomáticos “em termos tanto de transição como de apoio ao Afeganistão e trabalho em uma resolução política para o conflito subjacente”.

A visita de Hillary ao Afeganistão ocorre depois de uma série de atentados de grande impacto na capital nos últimos meses, incluindo um ataque em setembro contra a embaixada dos EUA e o assassinato do principal encarregado de negociar a paz com os insurgentes, o ex-presidente Burhanuddin Rabbani.

Mais cedo nesta quarta-feira, Hillary se reuniu com o sultão Qaboos Bin Said, de Omã, em uma visita oficial ao país, informou a agência estatal ONA.

Durante o encontro, do qual também participaram o ministro das Relações Exteriores omani, Yusuf Bin Alawi Bin Abdullah e os embaixadores dos dois países, a secretária de Estado e o sultão destacaram a “boa relação entre os Estados Unidos e o Omã, principalmente no âmbito da cooperação.

A visita de Hillary ocorreu quase um mês depois da libertação de dois americanos detidos no Irã após uma intensa negociação diplomática que contou com a mediação de Omã.

Por telefone, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou sua gratidão ao sultão por seus esforços para garantir a libertação dos americanos.

DA REUTERS, EM CABUL
DA EFE, NO CAIRO

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog