Homem é preso em operação no Complexo do Alemão, no Rio

Um homem foi preso por policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) na manhã desta terça-feira durante a operação de ocupação das favelas de Nova Brasília e da Fazendinha, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio.

A identidade e a suspeita que levou à prisão não foram divulgadas pela polícia.

A operação de hoje representa o início da retirada de militares do Exército da comunidade. Eles estavam no local desde novembro de 2010, mas até junho os cerca de 2.000 militares serão substituídos por PMs.

De acordo com o Comando Militar do Leste, a transição será de forma gradativa, até chegar ao Complexo da Penha.

No Complexo do Alemão, a secretaria de Segurança Publica pretende montar oito bases de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), uma em cada favela.

A ocupação começou as 6h e não houve nenhum tiro. Dois helicópteros sobrevoam as comunidades.

CRÍTICAS

O diretor do Instituto Raízes em Movimento, Alan Brum, questiona a necessidade de varreduras na área. Segundo ele, os moradores das favelas estão apreensivos e temem possíveis violações de direitos. A organização não governamental atua no Alemão há mais de dez anos.

“Se o Exército já está aqui há tanto tempo, nosso questionamento é sobre a necessidade de uma varredura pelo Bope. Os locais mais problemáticos em relação à violência já estão mapeados e são de conhecimento público. Todos aqui estão muito apreensivos e há tensão por parte dos moradores”, afirmou.

Nas últimas semanas, o Exército mudou a tática de atuação no Alemão e reforçou as revistas em todos os acessos às favelas da localidade. De acordo com o coronel Fernando Fantazzini, relações públicas da Força de Pacificação, a nova estratégia, no entanto, não estava relacionada à entrada do Bope, mas apenas a uma alteração rotineira para dar mais efetividade às ações.

“Não podemos atuar sempre da mesma forma. Temos que mudar as estratégias para garantir sempre a efetividade e a segurança das nossas ações”, explicou o policial militar.

DA AGÊNCIA BRASIL

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog