Hospital alegra crianças com palhaços, brinquedos e oração

O Hospital da Criança de Juazeiro comemorou de maneira especial o Dia das Crianças, com oração, atividades educativas e lúdicas, brincadeiras, música, distribuição de brindes e lanches. A festa teve inicio na última terça-feira (11) com a parceria da 1º Igreja Evangélica Congregacional do município. O grupo comandado pelos coordenadores da Capelania Hospitalar “Projeto Mão Amiga”, José Maria Brito e Cristiane Soares, animou os pacientes e os familiares com apresentação de fantoches, palhaços e momento de reflexão e fé.

Para a doméstica Ediene Santos da Costa, 29 anos, que estava com a filha de 1 ano e 5 meses em observação na unidade, a recepção foi uma surpresa muito boa. “Minha filha foi bem atendida e ainda teve motivos a mais para sorrir com os palhaços e as brincadeiras. Assim é normal que ela se recupere logo, pois a alegria também é um santo remédio”, disse satisfeita.


Na quarta-feira (12), os festejos continuaram com a participação de estudantes da UNEB e da professora e coordenadora do projeto “Práticas Lúdicoeducativas em Ambiente Hospitalar”, Antoneide Silva. Durante todo o dia, as crianças e acompanhantes se reuniram na área de lazer da unidade hospitalar, onde participaram de cantigas de rodas e jogos.

“Amei tudo. Meu filho de 11 meses está internado e este momento ajuda a melhorar a saúde. As enfermeiras são ótimas, a alimentação também e não falta medicamento”, assegurou a dona de casa Glicia de Souza, 31 anos.

O hospital está sempre realizando ações que confortam e alegram o ambiente e os pacientes, falou a coordenadora da unidade, Regina Célia Martins. “Há 5 anos que a Igreja Congregacional faz este trabalho em várias instituições e não poderíamos deixar de ser parceiros. O projeto da UNEB também já é antigo e mostra resultados positivos. A oração e a música animam e fortalecem, além de levar tranqüilidade para os pais ou responsáveis”, frisou.

“As pessoas normalmente ficam tristes em hospitais e é necessário dar um pouco de alegria. Em pleno Dia das Crianças é importante também levar mensagens positivas e de fé, além de animar a garotada. É comprovado que a alegria ajuda no tratamento e recuperação dos pacientes”, afirmou Cristiane Soares, da Capelania Hospitalar.

A coordenadora do projeto “Práticas Lúdicoeducativas em Ambiente Hospitalar”, da UNEB, Antoneide Silva, esclarece que o objetivo do trabalho é proporcionar a criança e a família um ambiente hospitalar mais interativo, humano, lúdico e prazeroso, através de atividades educativas.

“É normal vivenciar momentos de preocupação nos hospitais, devido ao uso de remédios,realização de exames, mas esta ação acaba interagindo todos, desde os médicos, enfermeiros, enfim, a equipe de profissionais da unidade com os usuários. Isso é muito bom para as crianças que devido ao internamento estão temporariamente afastadas das escolas e das famílias”, enfatizou.

O evento contou com a doação de brinquedos dos alunos da Univasf, funcionários e comunidade em geral. O objetivo foi dar um dia diferente para as todas as crianças internadas e em atendimento ambulatorial.

Com Ascom/Sesau/PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog