Ideli diz que há acordo para votar fundo para servidor no Senado

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse nesta terça-feira que há acordo entre Palácio do Planalto e Senado para votar o Funpresp (Fundo de Previdência Complementar para os Servidores Públicos) entre esta semana e a próxima, no plenário.

“Acredito que temos grande possibilidade de, por acordo, levar ao plenário do Senado ainda essa semana, senão, vamos fazê-lo no início da semana que vem”, afirmou.

Comissão do Senado aprova projeto que cria fundo para servidor

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou o projeto, que teve o apoio de senadores da base de apoio da presidente Dilma Rousseff e da oposição, sem dificuldades para o governo.

O objetivo do governo é aprová-lo em outras duas comissões do Senado amanhã para que seja votado no plenário em seguida.

A proposta iguala o teto das aposentadorias dos servidores públicos federais civis ao do regime privado da Previdência. Com isso, o valor máximo do benefício pago pela União será de R$ 3.916,20 (atual teto do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social), para quem tem o desconto de 11% do salário.

Quem quiser um benefício maior terá que pagar uma contribuição à parte, que irá para um fundo complementar. O governo também contribuirá para este fundo, empatando o índice aplicado pelo funcionário, até o limite de 8,5%.

A mudança no sistema previdenciário, que valerá, obrigatoriamente, apenas para os novos servidores, é uma prioridade para o governo, que quer acabar com o deficit do setor

Fonte: Da Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog