III Encontro da Comissão Pró-Selo UNICEF avalia o desenvolvimento de ações

Além de reunir novamente educadores para discutir “Participação Social”, o III Encontro da Comissão Pró-Selo UNICEF com o segmento, teve como propósito avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O encontro, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), na UNEB, reuniu gestores, coordenadores pedagógicos e professores, que formaram grupos de trabalho e colocaram a “mão na massa”.

“O grande diferencial desse momento é que estamos aliando teoria e prática, como também realizando o levantamento do que já foi produzido a partir dos últimos encontros”, explicou a Gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, Miranery Amorim. Segundo informações da Comissão, a partir desta semana os membros dos grupos de trabalho irão visitar as unidades de ensino e auxiliar na implementação e desenvolvimento dos projetos que têm como objetivo garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

De acordo com o Secretário Interino da SEDUC, Clériston Andrade, o trabalho remete à necessidade de se convergir ações para que os resultados possam ser vultosos, e dessa forma consigam chegar com mais energia aos beneficiários. “O que estamos procurando fazer é melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária. Esse é nosso papel, é dever do Estado. Não estamos fazendo favor a ninguém, apenas buscando cumprir com a nossaparte. Quem trabalha com educação tem um compromisso ainda mais forte nesse aspecto, pois é promovendo conhecimento que se garante direitos”, avaliou.

Sobre o cenário de ações encontrado no município, o Chefe de Gabinete, Roosvelt Duarte, garante ser positivo. “Estamos apenas referendando um trabalho que o município já desenvolve. Esses encontros são importantes para que a gente possa debater, avaliar, tirar dúvidas e aprender um pouco mais uns com os outros. Aqui a gente entende que a responsabilidade é de todos. Por exemplo, os professores, pais e amigos da escola podem e devem ser multiplicadores dos projetos que são desenvolvidos em cada bairro”, esclareceu.

Na Rede Municipal estão sendo desenvolvidos temas como Saúde e Prevenção (SPE); Meio Ambiente; Assistência Social; Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade. “As abordagens têm feito a diferença na escola em que leciono. Hoje já trouxe o resultado do trabalho dos alunos que participaram das palestras de SPE. A nossa experiência diz que as iniciativas funcionam sim, pois os alunos estão abertos a todo tipo de informação, basta boa vontade e dedicação para sensibilizá-los”, afirmou a professora Josenilda Dias.

Outro braço importante e bastante ressaltado em todos os encontros é a necessidade de engajamento dos jovens. Neste III encontro foi apresentada ao público a jovem Scarlet Horana, que cuidará do fortalecimento dos Grêmios Estudantis. “A gestão democrática implantada pela SEDUC também contempla os alunos. O trabalho com os grêmios agora será intensificado e a nossa meta é que todas as escolas que trabalham com o Ensino Fundamental II possam ter suas representações estudantis”, garantiu. Outros encontros serão realizados ainda no decorrer deste ano, envolvendo outros atores, direta ou indiretamente, ligados a “Participação Social”.

Com Ascom/Seduc/PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog