III Expressarte encerrará as inscrições no próximo dia 30

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, finalizará as inscrições do Prêmio de incentivo à produção de textos e artes plásticas para estudantes do ensino fundamental – III Expressarte na próxima sexta-feira (30). Neste ano, o tema do evento será: “Nossa gente, nossa terra: histórias que encantam”. Os alunos interessados podem realizar as inscrições na secretaria da própria escola onde estudam.

Com o objetivo de incentivar os estudantes a manifestarem as emoções e sentimentos que experimentam diante do mundo e das pessoas, expandindo o uso da linguagem artística como instrumento de aprendizagem, valorizando a leitura como fonte de informação para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, o III Expressarte, na categoria I (alunos do 1ª ao 5ª ano e 1ª e 2ª Ensino de Jovens e Adultos (EJA) / Núcleo Municipal de Estudos de Línguas (Numel) e categoria II (alunos do 5ª ao 9ª ano e 3ª e 4ª EJA / Numel) será dividido em quatro modalidades, sendo elas: poema, conto, memórias e artes plásticas (desenho/pintura).

As produções de textos dos alunos que serão orientadas por professores da escola, deverão ser produzidas na unidade escolar no mês de outubro, de acordo com a modalidade e o tema e, posteriormente, julgados pela comissão composta por professores de língua portuguesa, história, artes, ciências, geografia, educação física, coordenador e equipe gestora da escola. De acordo com a avaliação da comissão, caso perceba-se que o texto não foi escrito pelo aluno, automaticamente será desclassificado.

“A cada ano percebemos que vem aumentado o número de participantes, uma experiência que vem ressaltar, o cotidiano da escola de práticas positivas, focando a leitura, escrita e interpretação de texto”, afirmou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.

As produções tanto textuais, quanto artísticas serão avaliadas de acordo com alguns critérios como: originalidade, criatividade, coesão, coerência, entre outros. Todos os alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino de Petrolina, do ensino fundamental (1º ao 9º ano e 1ª a 4ª fase de EJA e Numel), poderão participar do Expressarte.

Os três melhores trabalhos dos alunos escolhidos do III Projeto Expressarte para cada modalidade receberão as seguintes premiações:
1º lugar: 01 computador;
2º lugar: 01 câmara digital;
3º lugar: 01 Mp5.

Já os docentes que se destacarem receberão:

1º lugar: 01 câmara digital;
2º lugar: 01 Mp5;
3º lugar: 01 pen drive;
Além dos prêmios, cada vencedor receberá também menções honrosas. Ambos estão previstos para acontecer no dia 15 de dezembro.

Texto: Élida Maria/Com Ascom/PMP

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog