Instituições discutem oportunidades de negócios com o leite de cabra durante Feira de Massaroca

Durante a feira de caprinos e ovinos do distrito de Massaroca, que aconteceu entre os dias 9 e 11, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, reuniu-se com instituições e produtores da região para discutir oportunidades de negócios voltados ao setor caprino o ovino para as comunidades do entorno da Mineração Caraíba.

A reunião teve como objetivo encontrar alternativas econômicas locais, voltada para a produção de leite de cabra. “Nós, através da EPC, uma empresa de participação comunitária e criada para encontrar negócios na região, estamos dispostos a criar um laticínio, sendo que o leite de cabra é um dos nossos pontos alto, e acredito que com a participação de órgãos municipais, estaduais, entidades e dos próprios produtores que garantirão a produção do leite; iremos proporcionar uma garantia econômica para a região”, observou José Guimarães Sobrinho, representante da Mineração Caraíba.

Ainda de acordo com José Guimarães Sobrinho, existe uma preocupação com as pessoas que sobrevivem da mineração na busca de novas oportunidades, pois os recursos naturais que a mantém podem acabar. “Um dos nossos objetivos é criar uma agenda para buscar ações e informações para que possamos montar um banco de dados. É preciso fazer um estudo e montar uma comissão para dar andamento aos trabalhos”, destacou.

Para o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, os estudos podem garantir melhorias e oportunidades para todos. “Estamos discutindo a implantação da caprinovinocultura nessa localidade, uma atividade de inclusão social e de grande importância, que além de contribuir com a questão econômica possibilita avanços nutricionais”, destacou. Durante o encontro ficou definido que o grupo irá fazer um diagnóstico e em seguida um projeto para analisar a viabilidade do negócio. “Iremos nos reunir para colher informações e buscar parcerias, pois iremos precisar de apoio público para isso”, observou Agnaldo.

O Prefeito Isaac Carvalho destacou a importância do debate. “É preciso iniciar essa discussão e nada mais propício que fazermos aqui na feira de Massaroca. Sabemos da potencialidade da caprinovinocultura e tenho certeza que com a união de todos encontraremos grandes possibilidades”, declarou Isaac. Os municípios que farão parte das discussões são Juazeiro, através das comunidades de Pinhões, Abóbora e Massaroca; Jaguarari através das regiões de Flamengo, Santa Rosa e Pilar; Uauá com a região de Caldeirão da Serra e Curaçá com Poço de Fora.

Também ficou definido que o grupo se reunirá no dia 19 de setembro, às 14h, no Centro de Treinamento Dacir Germane em Pilar.

Com Ascom/Seadruma/PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog