IV Fórum Regional da Copa 2014 gera boas expectativas

Novas oportunidades de desenvolvimento e negócios. Essa foi a expectativa gerada durante o IV Fórum Regional da Copa 2014, realizado nesta sexta-feira (30) no Grande Hotel de Juazeiro. O evento, que reuniu entes governamentais – como prefeitos da região do Vale do São Francisco, Secretaria Estadual da Copa (Secopa), Sebrae, Sudesb e Bahiatursa – e civis, com a representação de empresários, empreendedores e associações, foi considerado um sucesso pelos organizadores.

O titular da Secopa, Ney Campello, apresentou ao público os principais legados, que o projeto de interiorização do principal evento esportivo do mundo poderá promover na Bahia. “Além da estruturação física, teremos avanços nas áreas de saúde pública, segurança, hotelaria, qualificação profissional, inclusão social, valorização da cultura e o próprio fortalecimento do desporto”, ressaltou.

O secretário também explicou de que forma os municípios poderão capitalizar as oportunidades. “Mas, do que tratarmos da realização da Copa, nós queremos aqui promover uma discussão coletiva do Estado, das cidades que queremos. Temos que aproveitar essa agenda positiva para potencializarmos as belezas naturais e para profissionalizar e democratizar os serviços, por exemplo”, avaliou Ney.

Especificamente sobre Juazeiro ele destacou, “o município já está entre os 12 da Bahia que realizarão eventos para transmissão dos jogos e está entre os 09 que pleiteiam à sede de aclimatação de alguma seleção. Além disso, existe o turismo do vinho que é forte na região e todos os outros destaques que a cidade traz consigo. Não estamos aqui para produzir falsas esperanças, mas sim para dizer que o cenário é positivo para capitalização de investimentos”.

O Diretor Geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Raimundo Nonato, o Bobô, destacou, “Juazeiro agora possui dois times na série A do campeonato baiano, e está investindo no setor. Já soube que 20 quadras poliesportivas serão construídas e muitos eventos de relevância para o segmento estão sendo realizados aqui. Disso, a gente entende que a administração municipal e entidades afins já reconhecem a importância da contribuição social do desporto. Se a gente não medir esforços, tenho certeza que muitas coisas boas serão geradas”.

O prefeito Isaac Carvalho, revelou estar feliz com o momento. “Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para tornar realidade grande parte das possibilidades que foram apresentadas hoje. O projeto de interiorização da Copa está sendo abraçado por nós, e esperamos que isso movimente a nossa economia, o setor social, entre outras áreas de igual importância”, avaliou.

Outros palestrantes, representando o Sebrae, SENAC, EBDA e o empresariado, debateram durante todo o dia temas correlatos. Legados econômicos e socioculturais, logística de transportes, agronegócio e enotorismo, estiveram entre os destaques. Na oportunidade também foi apresentado aos presentes o Comitê Gestor do Vale do São Francisco para Assuntos da Copa. A programação do IV Fórum se estende até este sábado (01) com a visita técnica ao Vapor do Vinho.

Com Ascom/PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog