Juazeiro adere ao Programa ‘Crack, é possível vencer’

secretario-Cassio-Garcia

O secretário da saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, esteve nesta terça-feira, dia 06, em Brasília, representando o prefeito Isaac Carvalho, para assinatura do termo de adesão ao Programa do governo federal, Crack, é possível vencer, juntamente com representantes de outros Estados e municípios.

A solenidade aconteceu no Salão Negro do Ministério da Justiça e contou com as presenças dos ministros: Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, José Eduardo Cardozo, da Justiça, Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda. Participaram também da cerimônia formal para firmar a adesão, governadores e representantes dos estados beneficiados.

Desde o dia 21 de fevereiro deste ano que Juazeiro foi contemplado com o programa e vem fortalecendo suas ações de combate a esta droga, articulando ações em três eixos: saúde, segurança e social, além das pactuadas e inseridas no planejamento de redes do Programa.

O Programa foi criado para prevenção e promoção de ações de atenção integral ao usuário de crack, outras drogas e enfrentamento do tráfico, beneficiando cidades com população acima de 200 mil habitantes.

“O prefeito formulou justificativas destacando a localização, infraestrutura da cidade, população da região e demais características importantes para conquista da adesão do município ao Programa porque potencializa ações em todas as pastas envolvidas para fortalecimento das orientações, assistência, prevenção e combate aos danos causados pela droga, que já consome a vida de muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes”, destacou Cássio Garcia.

Estão intensificando as ações de forma integrada no município as Secretarias: da Saúde, Assistência Social, Administração, Guarda Municipal, Educação e demais parceiros envolvidos nos eixos trabalhados pelo programa.

O Programa

O Programa, Crack, é possível vencer tem como objetivo implementar, junto com Estados, Distrito Federal e municípios, o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, o qual prevê o repasse de recursos para ampliação dos serviços de saúde e assistência social, a realização de cursos de capacitação e a doação de equipamentos para atuação na segurança pública, além das ações de prevenção que visam fortalecer fatores de proteção e reduzir fatores de risco para o uso de drogas.

O programa está sendo feito em parceria com o Governo da Bahia e faz parte de mais uma ação que confirma o envolvimento da Prefeitura de Juazeiro em políticas públicas que garantem mais melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações reforçam a interação dos setores do Governo Municipal e fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).

Por Vânia Castro/SESAU

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog