Juazeiro está entre as seis cidades da Bahia escolhidas para divulgar o Campeonato Mundial de Judô 2012

A visita de representantes da Confederação Brasileira de Judô, Federação Baiana e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, nesta quarta-feira (28), anunciou oficialmente Juazeiro como uma das seis cidades da Bahia que divulgarão o Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012 e o Campeonato Mundial Master (atletas com mais de 35 anos), que acontecerá de 27 de outubro a 4 de novembro, em Salvador.

A notícia foi dada na reunião realizada nesta manhã, da qual participaram os marqueteiros esportivos da empresa WH, Vicente de Paulo Costa e Ary Reis Neto; o presidente da Federação Baiana de Judô, Antônio Oliva; o assessor técnico da SETRE, Thadeu Pereira; o Secretário de Educação e Esportes do município, Clériston Andrade; o gerente de Esportes, Gilberto Pacheco; o professor de judô Paulo Afonso; o assessor de governo Paulo César, representando o prefeito Isaac Carvalho; entre outros representantes esportivos.

De acordo com informações do presidente da Federação, o Campeonato Mundial de Judô por Equipes de 2012 será realizado pela primeira vez nas Américas com a participação de 16 delegações. “O Campeonato Mundial de Judô por Equipes será a primeira competição oficial do judô, após as Olimpíadas de Londres, o que deverá trazer a Salvador os principais medalhistas olímpicos. Além da divulgação do nome da Bahia, o grande legado a ser deixado por essas competições internacionais para o estado e o Brasil será a construção, em Lauro de Freitas, do Centro Pan-Americano de Judô”, disse Antônio Oliva em sua apresentação.

Além da capital baiana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Itabuna e Barreiras receberão um “tour” de apresentação do projeto de judô, com a presença de medalhistas brasileiros fazendo demonstrações do esporte. “A idéia é que nessas cidades escolhidas possam ser montadas exposições em escolas e locais públicos, para que a grande população conheça de perto o esporte e a competição que Salvador sediará. Hoje estamos fazendo o primeiro contato, vamos visitar alguns locais e definir onde e quando a equipe irá montar a estrutura”, enfatizou Vicente.

O secretário Clériston Andrade revelou se sentir honrado com a escolha do município para a apresentação, “a gente abraça a idéia com muito afinco, pois entendemos que o esporte é um excelente promotor de cidadania. O judô em Juazeiro é trabalhado em dez escolas municipais, através do projeto Mais Educação, e a cada dia vem crescendo o interesse das crianças e adolescentes por este esporte educativo, que traz na essência a disciplina”. Na ocasião, o gerente de Esportes também destacou a importância da interiorização de ações, como a proposta pela Federação, “com certeza os ganhos serão sociais. Aproximar as pessoas do esporte e de todo seu legado é, sem dúvida, uma iniciativa positiva”.
A comitiva visitará durante todo o dia escolas do município, começando pelo distrito de Massaroca, onde 60 crianças participam de um projeto de judô. Em seguida o Educandário João XXIII, CSU, a escola de Judô da PM e o Circuito Esportivo (que está acontecendo hoje no bairro Argemiro), receberão os representantes estaduais.

Fonte: Por Anna Monteiro/Seduc

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog