Juazeiro sedia capacitação territorial dos CREAS

Buscando consolidar o Sistema Único de Assistência Social, no que concerne ao papel dos estados em promover o fortalecimento das ações dos Centros de Referências Especializadas da Assistência Social (CREAS), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado – SEDES/BA, através da Superintendência de Assistência Social/Coordenação de Proteção Social Especial e com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), está promovendo desde essa terça-feira (4) até quinta-feira (6) uma Capacitação Regionalizada para profissionais pertencentes aos CREAS dos territórios do Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru.

Para o encontro foram convidados cinco profissionais de cada um dos CREAS de ambos os territórios de identidade, dos quais 11 tiveram sua implantação em 2010. O intuito da capacitação é oferecer suporte técnico abardando temas do cotidiano das equipes destes Serviços, tais como, normativas de interesse, violência doméstica, violência contra o idoso, prática diária, dentre outros.

Essa capacitação, realizada com a parceria do Centro de Recursos Humanos da UFBA, conta com a participação de técnicas do Instituto Promundo, uma ONG fundada em 1997, que busca promover a igualdade de gênero e o fim da violência contra mulheres, homens e crianças. Para Lúcia Alvarez, coordenadora do evento, essa é uma grande oportunidade oferecida pelo estado para que os municípios passem a ter uma maior interação.

“Todos os atores envolvidos na rede de proteção, como assistentes sociais, psicólogos, advogados, gestores públicos e promotores de justiça dos municípios de cada território estão participando da capacitação. Com isso, além da troca de experiência e da integração entre os profissionais que vivem realidades distintas, nosso objetivo é fortalecer e melhorar os serviços oferecidos ao público”, ressaltou.

O secretário Crisóstomo Lima (Zó), que esteve presente na solenidade de abertura, deu as boas vindas à equipe técnica da Sedes e da UFBA e também falou sobre os avanços da assistência social nesta gestão. “Estamos vivendo um momento de grandes conquistas nesta área tão importante e em nome do Prefeito Isaac Carvalho quero agradecer ao secretário Carlos Brasileiro por todo o apoio prestado a Juazeiro. E é através dessa parceria consolidada entre o município, o estado e a federação que vamos continuar avançando no social para melhorar a vida das pessoas mais pobres”, destacou Zó.

A capacitação continua até esta quinta-feira, no auditório do Rio Center Hotel, com mostras de vídeos, oficinas e palestras sobre diversos temas. O CREAS, como unidade do Sistema Único de Assistência Social, constitui-se em pólo de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados de assistência social a indivíduos e famílias com direitos ameaçados ou violados.

Os serviços ofertados nos CREAS devem desenvolver-se de forma articulada com a rede de serviços socioassistenciais, com os órgãos de defesa de direitos e com as demais políticas públicas, mediante uma articulação estratégica para a estruturação de uma rede efetiva de proteção social.

Com Ascom/Seiasc/PMJ

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog