Lâmpadas de LED iluminam ruas de Garanhuns

Luminárias geram economia de 75% e têm durabilidade de, até, 12 anos Foto: Cloves Teodorico/SECOM Garanhuns

Luminárias geram economia de 75% e têm durabilidade de, até, 12 anos
Foto: Cloves Teodorico/SECOM Garanhuns

Garanhuns, no Agreste pernambucano, é a primeira cidade do estado a receber iluminação de Led em vias públicas. A nomenclatura vem dos termos Light Emitting Diode, que significa diodo emissor de luz. Na prática, a tecnologia permite uma economia de energia, além de maior durabilidade.

Inicialmente, o projeto foi implantado em postes nas avenidas Rui Barbosa e na Praça Tavares Correia, no bairro Heliópolis; e na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade. Depois disso, a iniciativa foi expandida para a Avenida Caruaru, num total de 420 lâmpadas instaladas, em grupos de quatro unidades, em 105 postes.

As novas luminárias devem ser responsáveis pela redução de 75% no valor da conta de energia. Além disso, comparada com os sistemas convencionais, as luminárias tem vida útil de 50 mil horas ou quase 12 anos, se elas permanecerem ligadas 12 horas por dia.

A novidade na iluminação do município vai ficar ainda mais em evidência durante os dias do Festival de Inverno, que começa nesta quinta-feira (18), ocasião na qual o município recebe inúmeros visitantes e conta com extensa programação noturna.

Fonte: Do NE10

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog