Legislativo ganha 20 vezes mais que média de aposentados, diz Guedes

09/05/2019

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na Comissão Especial da reforma da Previdência que o Legislativo ganha 20 vezes mais do que a média das aposentadorias. “Esta ilustre plateia do Legislativo tem aposentadoria média de R$ 28 mil. Não é razoável que quem legisla legisle em benefício próprio, para ter aposentadoria acima da média” afirmou.

Depois de ver a reação de alguns parlamentares, o ministro afirmou que se referia aos funcionários do poder Legislativo, e não aos deputados. Guedes cobrou ainda protagonismo do Congresso Nacional para assumir a responsabilidade por reformas que tornem as regras mais igualitárias.

O ministro participou nesta quarta-feira (8) de audiência pública para defender a porposta do governo. É a primeira vez que ele volta à Câmara após tumulto e bate-boca em sessão da CCJ no início de abril.

“Ninguém ganha menos do que um salário mínimo, e ninguém ganha mais que o teto. Está na mão do Congresso decidir e votar”, completou.

Guedes disse ainda que é feita uma mistura entre Previdência e assistência social no atual sistema. “Os mais favorecidos se escondem atrás da assistência social. São os que pagam propagandas contra a reforma, usam a assistência social como um escudo”, afirmou.

O ministro afirmou que a ideia é evitar que os jovens “caiam na mesma armadilha” que a geração atual e citou os 50 milhões de brasileiros na informalidade e o governo transferindo renda de forma “perversa”.

“Os senhores terão completo poder de decisão sobre reforma. Faço um apelo, nossa equipe está aqui e vai abrir os números. Estamos fazendo reforma de Estado”, acrescentou.

Fonte: Agência Estado

Comentários

Parceiros do Blog