Menina de 11 anos morre vítima de meningite na Bahia

Uma menina de 11 anos morreu vítima de meningite tipo C, o mais grave da doença, em Salvador (BA), na manhã do último sábado (15).

Bahia confirma mais duas mortes por meningite; são 70 em 2011

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia, essa é a 42ª morte pelo tipo C da meningite no Estado. No total, mais de 70 pessoas já morreram vítimas de meningite neste ano na Bahia.

A garota estava internada no hospital Roberto Santos. Segundo a secretaria, os parentes da vítima foram examinados e não apresentaram sinais de contágio. Eles foram medicados e liberados. A secretaria não soube informar que procedimentos serão tomados na escola onde jovem estudava.

Segundo a pasta, entre janeiro e o dia 12 de setembro deste ano houve 598 pessoas contaminadas por todas as formas da doença no Estado, sendo que 68 morreram. No mesmo período do ano passado, foram 1.011 casos e 87 óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Bahia foi o terceiro Estado em número de mortes por meningite em 2010, atrás apenas de São Paulo e Rio.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ao aumentar de tamanho, as meninges pressionam o cérebro e também os vasos sanguíneos que o irrigam, podendo levar a danos cerebrais graves e morte.

O contágio é feito por via aérea, através de tosse ou gotas de saliva de uma pessoa contaminada para outra. O período de incubação, desde o contágio até os sintomas iniciais, varia de alguns dias até semanas, dependendo do tipo de agente infeccioso.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo.

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog