Mercado troca dólar por R$ 1,78 nas primeiras operações

O dólar comercial é negociado por R$ 1,781 nas primeiras operações desta segunda-feira, o que representa um leve avanço de 0,05% sobre a cotação de sexta-feira.

As reuniões deste final de semana no âmbito da União Europeia somente reforçaram o que os investidores e analistas já sabiam: quaisquer definições sobre um acordo em torno de um plano integral contra a crise das dívidas soberanas somente devem acontecer na quarta-feira.

Será o dia em que estão programadas três reuniões consecutivas: o encontro dos ministros de Finanças da UE (União Europeia), outro encontro do Conselho Europeu (o braço executivo da UE) e depois uma cúpula dos líderes da zona do euro (que reúne 16 países, ante 27 da UE).

Ontem, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reforçaram que as negociações estão avançadas, principalmente a respeito do plano de recapitalização dos bancos.

Torcemos para que as decisões que devem ser tomadas sejam tomadas na quarta-feira’, disse Merkel.

O mundo financeiro quer ver medidas concretas para salvaguardar o setor bancário europeu, principalmente depois que, por semanas a fio, instituições financeiras da região foram duramente reavaliadas pelas agências de “rating” (nota de risco de crédito).

Mas a semana começa também com uma advertência sombria: a agência Reuters divulgou a informação de que o Bank of America Merrill Lynch já considera a possibilidade de um novo rebaixamento do “rating” dos EUA até o final deste ano.

Em agosto, a agência Standard & Poor’s rebaixou a nota da dívida americana de ‘AAA’ para ‘AA+’ devido aos riscos políticos e ao peso da dívida americana em relação ao PIB (Produto Interno Bruto).

Com a Folha.com

Sobre o editor

Willames Costa
Wíllames Costa
Editor

Instagram

Parceiros do blog